Skip to main content

A realização de muitos sonhos depende de uma questão: ser capaz de acumular patrimônio. Quando você consegue juntar dinheiro de forma consistente, pode se aposentar, ter um padrão de vida melhor ou até atingir a independência financeira.

Ao mesmo tempo, a conclusão dessa tarefa não acontece rapidamente. É preciso traçar uma boa estratégia e adotar medidas que são essenciais para alcançar os objetivos que foram traçados no início.

Para que você saiba por onde começar e como seguir, veja quais são 6 passos rumo à construção de patrimônio.

1. Monte um bom planejamento financeiro

Os cuidados com as finanças pessoais são o ponto de partida para construir o patrimônio de interesse. Nesse momento, é preciso colocar em prática a organização financeira para aproveitar ao máximo os seus recursos disponíveis.

Então é necessário mapear todos os seus ganhos e os seus gastos e elaborar um orçamento completo. A ideia é definir como deve ser feita a distribuição de valores entre os diferentes setores do cotidiano.

O planejamento financeiro também serve como um mapa para que você tenha uma ideia sobre os gastos principais, o seu custo de vida atual e quais são as prioridades. Assim, a tomada de decisão sai favorecida.

2. Trace uma estratégia para economizar dinheiro

Após colocar as finanças em ordem, é necessário levantar os recursos que serão usados na composição do patrimônio pessoal. Ou seja, será preciso direcionar parte dos seus ganhos atuais para a composição patrimonial.

Para que isso seja possível, deve-se começar a juntar dinheiro. A melhor maneira de colocar a estratégia em prática é por meio de ações que visem à economia. A mudança de hábitos deve ter como objetivo principal realizar sonhos com base na construção do patrimônio.

Em seguida, use o orçamento elaborado previamente e defina quais são os gastos supérfluos que podem ser reduzidos ou eliminados, de modo temporário ou definitivo.

Também encontre meios de diminuir outras despesas e de ter uma relação mais saudável com as finanças. Quanto mais você conseguir economizar dinheiro, maior será a composição do seu patrimônio.

Para garantir que tudo seja seguido, adote um controle financeiro. Ao anotar todas as despesas em uma planilha ou em um aplicativo de finanças pessoais, é possível reconhecer novos gargalos. Assim, poderá definir estratégias específicas para evitar desperdícios.

3. Comece a investir dinheiro

Tão importante quanto economizar dinheiro e recursos é saber fazer o dinheiro trabalhar para você. Portanto, um dos pontos de atenção envolve a realização de investimentos para fazer com que o montante acumulado passe a render.

Graças à atuação dos juros compostos, você poderá obter retorno e somá-lo ao seu montante. Isso ajuda a acumular patrimônio e permite que tenha mais disponibilidade de valores com o passar do tempo.

Para dar esse passo, vale a pena explorar os principais conceitos do mercado financeiro, como a rentabilidade, o prazo e a liquidez de investimentos. Também é fundamental identificar seu perfil de investidor, que varia entre conservador, moderado e arrojado, segundo sua tolerância ao risco.

4. Conheça os tipos de investimentos disponíveis no mercado

Antes de tomar decisões sobre seus investimentos, é crucial entender quais são os tipos de investimentos disponíveis no mercado. Elas estão distribuídas entre produtos financeiros de curto, médio e longo prazo, com perfis de risco distintos.

Quando a intenção é acumular patrimônio, o ideal é potencializar os efeitos dos juros compostos, para que seja possível multiplicar os recursos. Isso é viável no longo prazo, quando há tempo suficiente para que os resultados sejam significativos.

Como o período é maior ao considerar o longo prazo, a relação com os riscos muda. Afinal, eles são diluídos mais facilmente ao longo do tempo, o que permite selecionar tais alternativas. Isso, claro, se você tiver perfil moderado ou arrojado.

Para investir com foco na construção de patrimônio, quem é conservador pode pensar em escolhas da renda fixa. Por exemplo, o Tesouro IPCA apresenta alta segurança e rende segundo a inflação mais uma taxa fixa.

Também há possibilidades um pouco mais arriscadas, como Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) e do Agronegócio (CRA). Na renda variável, não faltam alternativas, como ações e Fundos de Investimento com estratégias distintas.

É preciso selecionar o que fizer sentido para seu perfil e objetivos, sem deixar de lado a estratégia de diversificação.

5. Faça aportes frequentes

Se o seu objetivo for acumular patrimônio para ter liberdade financeira, o melhor é que isso aconteça tão rapidamente quanto possível, certo? Paralelamente, não há como obter resultados intensos da noite para o dia.

Portanto, para acelerar esse processo de acúmulo e construção, é recomendado fazer aportes frequentes. Com o planejamento financeiro em dia, você deverá economizar dinheiro e provisionar recursos de maneira constante para que eles sejam investidos.

No mercado financeiro, esse é o passo conhecido como fazer crescer o bolo, aumentando a base financeira sobre a qual incidirão os juros compostos. Na prática, poderá aumentar os resultados obtidos, gerando um ciclo eficiente para a conquista de performance.

6. Tenha o apoio de uma assessoria de investimentos

A tomada de decisão quanto aos investimentos é um fator crítico para ter sucesso na hora de acumular patrimônio. Ao mesmo tempo, o processo pode ser complexo, especialmente para quem for iniciante e não tiver tanto conhecimento sobre o assunto.

Para driblar essa dificuldade e aumentar as chances de obter um bom retorno, o ideal é contar com o auxílio de uma assessoria de investimentos. Com profissionais qualificados e experientes, você terá acesso a informações relevantes para fazer as escolhas.

O assessor poderá apresentar diferentes tipos investimentos e tirar dúvidas sobre os produtos, por exemplo. Esse suporte profissional faz a diferença para potencializar a construção do seu patrimônio. Tudo pode ser feito de acordo com os recursos que tem disponível e com os riscos que quer correr.

Como vimos, acumular patrimônio é possível, mas exige preparação e uma boa tomada de decisão. Com a adoção dessas 6 dicas, você poderá fazer com que seu dinheiro se acumule de modo a ajudar na realização de sonhos e na conquista de objetivos.

Quer ter ajuda de profissionais na hora de investir? Abra sua conta no BTG Pactual Digital e tenha o apoio da Lotus Capital!

Fale com a Lotus