Skip to main content

A rentabilidade dos investimentos de renda fixa pode ser prejudicada quando a taxa básica de juros está baixa. Nesse cenário, conhecer os tipos de investimentos em renda variável e investir neles pode ser uma alternativa para buscar equilibrar os rendimentos da carteira — desde que você tenha perfil para ela.

O problema é que muitos investidores ainda desconhecem os tipos de investimentos em renda variável disponíveis, e acabam se limitando a algumas poucas alternativas — como as ações. Além disso, há quem se arrisque no mercado financeiro sem o conhecimento necessário.

Para evitar problemas — e aumentar suas chances de sucesso, é importante entender sobre os investimentos disponíveis para o investidor. E a Lotus Capital quer ajudar você nessa jornada. A seguir, conheça 7 tipos de investimentos em renda variável!

O que é renda variável?

A renda variável é uma classe de investimento que envolve maiores riscos. Isso porque não é possível prever quanto o investidor ganhará ao final do investimento ou se, de fato, haverá rentabilidade. Na verdade, existe a possibilidade de perder dinheiro.

Logo, entre suas principais características, é possível destacar a oscilação de preços ou volatilidade. Em renda variável o rendimento de um investimento pode ser alterado a qualquer momento. Isso porque depende, dentre diversos outros fatores, do comportamento do mercado financeiro.

Assim, quem investe deve estar preparado para essas características. Por isso, é importante conhecer o seu perfil de investidor — que costuma ser moderado ou arrojado para se expor a essa classe. Também vale ter um planejamento financeiro para manejar os riscos dos seus recursos financeiros.

Como ela funciona?

Para saber como funciona a renda variável é preciso mencionar dois ambientes: a bolsa de valores e a plataforma de bancos de investimentos. Boa parte das negociações de renda variável ocorre no ambiente disponibilizado pela B3 —a bolsa de valores brasileira.

Por meio do home broker, o investidor tem acesso aos pregões eletrônicos, em que são negociados diferentes ativos e derivativos. Quando um comprador e um vendedor chegam a um preço em comum a B3 faz a liquidação, a compensação, a custódia e o registro do negócio.

Na bolsa, é possível obter lucros de diferentes modos. Por exemplo, com a valorização ou desvalorização de um ativo, com o recebimento de proventos, com o aluguel de papéis, com a compra e venda de direitos sobre um ativo etc.

Além disso, existem investimentos de renda variável negociados nas plataformas de bancos de investimentos. Em especial, os fundos de investimentos. Portanto, existem distintas possibilidades na renda variável — e conhecê-las é essencial para investir visando o médio ou longo prazo.

7 Tipos de Investimentos em renda variável que vale a pena conhecer

Agora que você já está ciente sobre o que é a renda variável e como ela funciona, que tal explorar as possibilidades que o mercado brasileiro oferece?

Acompanhe a seguir 7 tipos de investimentos em renda variável que vale a pena conhecer e veja se estão alinhados à sua carteira, perfil e objetivos!

1. Ações

As ações são os tipos de investimentos em renda variável mais conhecidos. Uma ação representa uma pequena parte do capital social de uma companhia. Ao comprar o ativo, o investidor se torna acionista e passa a compartilhar os riscos e resultados do negócio.

Caso a empresa tenha lucro, o acionista pode ser beneficiado com a valorização das ações e com o recebimento de proventos, por exemplo. No cenário oposto, se a empresa tiver prejuízo, o investidor pode perder dinheiro com a desvalorização da ação.

2. FIIs

Os FIIs ou fundos de investimentos imobiliários são fundos destinados a interessados que desejam investir seu capital no setor de imóveis. O patrimônio do fundo é administrado por um gestor, que faz a escolha dos investimentos nos quais o capital será aportado.

Os fundos imobiliários trabalham com diversas estratégias, mas o objetivo é o mesmo — trazer lucro para seus cotistas. Muitos deles apresentam dividendos frequentes. Portanto, investir em FIIs pode ser uma alternativa para buscar renda passiva.

3. ETFs

Os exchange traded funds ou fundos de índices também são fundos de investimento. O seu objetivo é replicar a performance de um índice de referência e isso é feito ao espelhar a carteira teórica que compõe o índice.

No Brasil, boa parte dos ETFs está atrelada a indicadores da bolsa brasileira. Por exemplo, o BOVA11, que reflete a carteira teórica do Ibovespa. Também existem ETFs que replicam índices estrangeiros — como o IVVB11, atrelado ao S&P 500 (principal índice dos EUA).

4. Fundo de ações

Os fundos de ações são fundos de investimentos que objetivam investir no mercado acionário. Diferente dos demais apresentados, a sua negociação não acontece dentro do ambiente da bolsa de valores, e sim junto aos bancos de investimento.

Assim, é possível acessar a plataforma e verificar as opções, com diferentes gestores, estratégias e níveis de risco. Caso você não tenha tempo de analisar ações individualmente ou não queria se dedicar a isso, investir em fundo de ações pode ser mais prático.

5. Fundos multimercados

Com funcionamento semelhante aos fundos de ações, os fundos multimercado possuem uma liberdade maior para escolher os investimentos, e não precisam se limitar ao mercado acionário. Assim, a depender do objetivo do fundo, o investidor poderá expor seu capital a diferentes ativos.

Dessa forma, aportar em fundos multimercado geralmente é um modo de diversificar sua carteira. Isso porque existem fundos que mesclam, por exemplo, investimentos de renda fixa, ações, metais, derivativos, câmbio etc.

6. Fundos cambiais

Caso você possua interesse em ter o seu capital exposto ao câmbio, os fundos cambiais trabalham com esse foco. É importante destacar que eles não aportam diretamente em moedas estrangeiras, mas em ativos e derivativos atrelados a essas moedas.

Com isso, muitos investidores investem em fundos cambiais com a intenção de se protegerem contra a desvalorização do real frente a moedas como o dólar e euro. Essa estratégia é conhecida como hedge financeiro.

7. BDRs

Os BDR ou Brazilian Depositary Receipts são investimentos para pessoas que buscam exposição aos mercados internacionais. Para emissão deles, uma empresa adquire investimentos internacionais — como ações, ETFs, títulos públicos etc. — e disponibiliza os BDRs com lastro neles.

Assim, adquirir um BDR permite investir no exterior de forma indireta, pela bolsa brasileira. Desse modo, permite diversificar internacionalmente sua carteira de investimentos sem a burocracia de abrir uma conta internacional e realiza câmbio, por exemplo.

Após aprender o que são os tipos de investimentos em renda variável, suas possibilidades de compor um portfólio mais sólido aumentam, não é mesmo? Contudo, lembre-se de considerar seu perfil de investidor e buscar mais informações sobre cada opção.

Nessa tarefa, a assessoria de investimentos por ser útil! Entre em contato com a Lotus Capital e saiba como podemos ajudar você!

Fale com a Lotus