Skip to main content

Quando o assunto é o mercado financeiro, algumas informações são difundidas e repetidas com bastante frequência. Porém, nem todas são verdadeiras — e se deparar com mentiras sobre esse assunto pode gerar perdas ou frustrações. Então, o ideal é saber o que é mito e o que é verdade.

Afinal, desconstruir as mentiras é fundamental para fugir de armadilhas na hora de compor sua carteira de investimentos, por exemplo. Quanto mais informação você tiver, mais próximo estará de tomar decisões informadas rumo a bons resultados.

Para esclarecer pontos que são cruciais, conheça quais são 7 mitos e verdades sobre o mercado financeiro e entenda melhor seu funcionamento!

1. Não vale a pena focar no longo prazo

Mito. Na hora de traçar uma estratégia de investimento, muita gente demonstra ansiedade em obter retorno. Porém, não existe mágica no mercado financeiro e o tempo é um componente importante para os investimentos.

Por sinal, focar no longo prazo oferece benefícios que não podem ser ignorados. Primeiramente, o tempo prolongado potencializa os efeitos dos juros compostos. Quanto mais tempo seu dinheiro permanecer investido, maior poderá ser o acúmulo de capital.

Além disso, é uma forma de diluir os riscos. Ao investir na bolsa de valores, por exemplo, uma semana de queda no pregão terá pouco efeito em 10, 15 ou 20 anos. Também há tempo para que os investimentos se consolidem e tragam resultados consistentes.

2. É possível ganhar dinheiro rápido ao investir

Mito. Como você acabou de ver, o tempo é essencial para os maiores resultados dos investimentos. Portanto, não há como obter um desempenho milagroso da noite para o dia, mesmo em ativos que trazem maior potencial de rentabilidade.

Ao investir na bolsa de valores, por exemplo, é preciso dar tempo para que as decisões das empresas tragam resultados e possam dar origem a um desempenho positivo. Na renda fixa, aguardar o vencimento do título é o que garante o pagamento nas condições acordadas.

Logo, ao investir dinheiro, deve-se estar disposto a construir o retorno ao longo do tempo. Se você quiser ter ganhos em pouco tempo terá que aumentar muitos os riscos. A alternativa envolve especular, e não investir com foco em objetivos.

3. É importante considerar seu perfil e seus objetivos

Verdade. Quando você decide investir dinheiro, é necessário ter em mente que o critério decisivo não deve ser o potencial de rentabilidade ou os valores envolvidos. Antes de tudo, o investimento deve se alinhar às suas expectativas e aos riscos que pretende correr.

Portanto, é fundamental conhecer qual é o seu perfil de investidor e o quanto você está disposto a se arriscar. Quanto menor for a tolerância ao risco, mais conservador você será.

É preciso pensar também nos objetivos financeiros. É possível investir com foco no curto, no médio e no longo prazo, mas cada um dos períodos e dos perfis exige investimentos compatíveis. Considerando isso, você poderá tomar decisões mais bem-informadas e alinhadas.

4. Não há como investir com pouco dinheiro

Mito. Um dos maiores mitos do mercado financeiro envolve a ideia de que é obrigatório ter um grande patrimônio disponível para investir. Na prática, a situação é bem diferente e você tem a chance de começar com pouco.

É verdade que alguns investimentos têm valores mínimos elevados, mas uma boa parte deles é acessível para diferentes investidores. Tanto na renda fixa quanto na renda variável é possível investir de poucas dezenas a centenas de reais no começo.

Assim, mesmo quem tem uma renda menor pode ajustar o planejamento financeiro para disponibilizar recursos para investir. Então, é sim possível construir patrimônio e começar seus investimentos com capital baixo.

5. Fugir do efeito manada pode evitar grandes perdas

Verdade. O efeito manada acontece quando um grande grupo de pessoas segue pelo mesmo caminho apenas porque o grupo está fazendo isso. Ou seja, não existe um bom motivo e as pessoas não entendem porque seguem uma direção, mas continuam o movimento.

No caso do mercado financeiro, o efeito manada ocorre quando todo mundo começa a investir em uma possibilidade ou um grande grupo vende seus ativos na bolsa de valores por medo, por exemplo. Se você seguir a tendência, pode terminar tomando decisões ruins.

Para evitar o efeito manada, é preciso ter inteligência emocional, entender os motivos do movimento e, se aplicável, se ater à sua estratégia. Ao não seguir o que todo mundo faz sem ter um motivo concreto, é possível prevenir perdas.

6. Manter a consistência de investimento é tão importante quanto dar o primeiro passo

Verdade. Muitas pessoas acham que basta fazer o primeiro investimento e esperar para colher os resultados, mas a situação é bem diferente. Na prática, o jeito mais eficiente de fazer crescer seu patrimônio é com aportes frequentes.

Então, é crucial separar recursos e fazer novos investimentos, tanto nos ativos atuais quanto em novas possibilidades, se for o caso. Dividir o dinheiro em investimentos com riscos diferentes também é importante para a diversificação de carteira de investimentos e pode potencializar os ganhos.

Além disso, se os investimentos pagarem dividendos ou juros frequentes, é possível realizar o reinvestimento. Assim, você continua a alimentar seu patrimônio e estimula o seu crescimento de modo contínuo.

7. Só pode investir dinheiro quem já sabe tudo sobre o mercado financeiro.

Mito. Para quem começa a pensar em investir, os termos e as operações podem parecer um pouco intimidadores. Tais características podem passar a impressão de que somente quem tem conhecimento, experiência ou mesmo formação financeira pode investir dinheiro.

Na realidade, qualquer pessoa pode conhecer mais sobre finanças e investimentos e dar seus primeiros passos. Para aumentar as chances de ser bem-sucedido, invista em educação financeira e pesquise cada vez mais sobre o assunto.

Além disso, pode-se contar com uma assessoria de investimentos. O assessor é um profissional qualificado que pode ajudá-lo a conhecer investimentos. Ele consegue tirar suas dúvidas e, assim, ajudar a superar a falta de conhecimento inicial.

Como vimos, o mercado financeiro ainda é rodeado por alguns mitos que podem atrapalhar sua estratégia. Conhecendo o que é verdade sobre o assunto e buscando se aprofundar na educação financeira, será possível se aproximar dos resultados desejados.

Ter o apoio de uma assessoria de investimento pode ser útil para desconstruir outros mitos. Entre em contato conosco da Lotus Capital e veja como podemos auxiliar!

Vamos conversar sobre sua carteira de investimentos?

    Fale com a Lotus