Skip to main content

Quem acompanha as notícias e analisa as projeções do mercado pode acabar se perguntando: afinal, será que agora é mesmo um bom momento para investir? Se você se identifica com essa situação, saiba que é possível encontrar a resposta para essa questão.

Porém, é preciso avaliar todo o contexto e entender quais estratégias podem ser adotadas ao investir. Assim, você tem a chance de tomar as melhores decisões para os seus objetivos, sem desconsiderar eventuais riscos e deixar de observar onde estão as principais oportunidades.

Quer descobrir se agora é ou não um bom momento para investir? Continue a leitura e saiba mais!

Qual o cenário do mercado hoje?

Para começar a apoiar sua decisão sobre investir ou não, é essencial compreender o contexto do mercado — que varia ao longo do tempo. Como referência, vamos considerar o momento do Brasil e do mundo na metade de 2022.

O primeiro ponto para entender é que, nessa época, praticamente, todos os países encararam algum grau de instabilidade. Um dos motivos foi a paralisação de diversas atividades pela pandemia de covid-19 — o que diminuiu estoques e aumentou o preço de insumos e produtos. Como consequência, a inflação acelerou.

Outro fator importante é que, em fevereiro de 2022, a Rússia invadiu a Ucrânia, dando início a uma guerra no Leste Europeu. Com o aumento da volatilidade e as sanções ocidentais à Rússia — uma das maiores produtoras de petróleo do mundo —, o preço dessa commodity subiu no mercado. Isso encareceu os combustíveis e aumentou o repasse de preços, forçando ainda mais a inflação.

Para conter esse movimento, os Estados Unidos elevaram os juros e passaram a enfrentar um risco de recessão econômica. Como essa é a maior e mais forte economia do mundo, a retração americana pode afetar diversos países — incluindo o Brasil.

Ainda, você deve considerar o cenário de queda da bolsa de valores brasileira (B3). Além da instabilidade vivenciada no mercado internacional, o movimento pode estar relacionado ao aumento da Selic, a taxa básica de juros da economia.

Em junho, ela foi elevada a 13,25% ao ano e tornou a renda fixa mais interessante, o que pode ter ajudado a fomentar quedas na renda variável, por exemplo. Ao mesmo tempo, a Selic mais alta tende a tornar o ambiente brasileiro mais atraente para investidores estrangeiros.

Além disso, ela pode gerar oportunidades aos investidores, como os títulos atrelados a esse indicador. Logo, vale considerar as possibilidades ao compor a sua carteira.

Por que investidores têm dúvidas diante desse contexto de instabilidade?

Como você viu, o cenário econômico tem diversas nuances que devem ser avaliadas antes da decisão de investir dinheiro, não é mesmo? No geral, esses movimentos tendem a aumentar a volatilidade do mercado.

Com isso, as oscilações de preços se tornam maiores e mais frequentes — e os riscos ficam mais elevados. Nesse contexto, muitos investidores sentem receio de realizar investimentos, tanto pelos riscos ampliados quanto pelas dúvidas que surgem sobre a situação da economia e dos mercados.

Assim, é bastante comum que os investidores não saibam como devem proceder e como analisar o momento. Como consequência, o medo pode ser paralisante e impedir que a carteira evolua mesmo nesse contexto — e não é isso que você quer, certo?

Portanto, o ideal é desenvolver sua educação financeira. Quanto mais você souber sobre o cenário econômico e financeiro, mais fácil será avaliar as condições e entender o que pode fazer mais sentido para a sua carteira.

Afinal, agora é um momento para investir?

Depois de conhecer as condições gerais do mercado, é a hora de decidir se esse é um bom momento para investir. Para descobrir qual é a resposta a essa pergunta, primeiro você precisa ter em mente que não é preciso ter medo do cenário econômico e das movimentações do mercado.

Afinal, ainda que o cenário seja mais instável, você pode encontrar e aproveitar boas oportunidades de investimento. Logo, é possível se aproximar da realização dos seus planos e objetivos mesmo em um contexto desafiador.

Além disso, é essencial manter o foco na estratégia de investimento estabelecida — principalmente, se ela for de longo prazo. Se você está pensando em obter resultados com seus investimentos em 10 anos, é provável que o que acontece em uma semana isolada ou em alguns meses não tenha tanto impacto no desempenho geral, certo?

Então, mais que reagir a cada movimento do mercado, é preciso permanecer focado em sua estratégia de alocação. Inclusive, uma das dicas para se sair bem em qualquer cenário é manter os aportes frequentes.

Lembre-se de que muitos investidores abandonam o mercado financeiro quando ele se torna mais instável — e isso cria oportunidades. Ao fazer investimento com regularidade mesmo nesse contexto de maiores oscilações, você terá chances de alcançar resultados ainda mais positivos para o futuro. Interessante, não é?

Como fazer bons investimentos nesse momento?

Para fazer com que esse seja um bom momento para investir, é indispensável que você saiba como tomar boas decisões. O primeiro passo é identificar seu perfil de investidor, pois ele dirá qual é a sua tolerância ao risco. Ele se divide entre conservador (baixa tolerância), moderado (média) ou arrojado (alta).

Também é essencial definir seus objetivos financeiros. Pense nos seus sonhos e nos prazos para alcançá-los. Como você viu, se você focar no longo prazo, é possível diluir uma parte dos riscos — e isso pode ajudá-lo a investir com mais segurança, sabia?

Outra dica é recorrer à diversificação. Ao escolher investimentos com riscos e comportamentos diferentes, você impede que a maior parte do seu patrimônio seja afetada por apenas uma condição do mercado. Além disso, você tem a chance de obter mais ganhos com uma carteira diversificada.

Ainda, é preciso desenvolver sua educação financeira, como você já sabe. Para conhecer melhor as oportunidades de investimentos que podem ser ideais para as suas características de investidor, vale a pena buscar uma assessoria de investimentos — como a Lotus Capital.

Ao contar conosco, você terá acesso a um atendimento exclusivo, oferecido por um time qualificado e que pode ajudá-lo a conhecer diversas possibilidades do mercado. Ademais, existe a chance de tirar dúvidas e entender como definir e implementar sua estratégia de investimento.

Como você acompanhou, agora pode ser um bom momento para investir. Porém, antes de fazer aportes, é preciso analisar suas características individuais. Assim, é possível saber quais oportunidades funcionam melhor para o seu perfil, seus objetivos e suas preferências.

Gostou de conhecer melhor o cenário de mercado atual? Se precisar de ajuda para saber mais sobre investimentos, entre em contato conosco da Lotus Capital!

Fale com a Lotus