Skip to main content

O investimento no mercado imobiliário é um dos mais tradicionais do Brasil e chama a atenção de muitos investidores. Nesse cenário, um BDR de REITs é uma oportunidade para investir internacionalmente nesse setor.

Ele fica disponível na bolsa de valores brasileira, a B3, e permite que os investidores do país possam se expor ao mercado imobiliário norte-americano. Por isso, é interessante conhecer suas características de funcionamento antes de trazê-lo para sua carteira.

Quer conhecer os BDRs de REITs? Nós, da Lotus, vamos ajudar você. Neste artigo, você entenderá as características dessas alternativas, as vantagens que elas apresentam e como investir nelas via B3.

Boa leitura!

O que são BDRs de REITs?

Antes de conhecer os BDRs de REITs, é preciso saber o que significa cada elemento dessa sigla, não é mesmo? Dessa maneira, você entenderá as características e as oportunidades das alternativas para sua estratégia.

Confira!

REITs

Os real estate investment trusts (REITs) são empresas que realizam diversas operações no mercado imobiliário dos Estados Unidos. Elas podem gerar lucros a partir de aluguéis, vendas de imóveis, hipotecas e outras possibilidades.

O funcionamento dos REITs pode lembrar o dos fundos de investimento imobiliário (FIIs) brasileiros. Contudo, os REITs não são um tipo de fundo de investimento. Em vez disso, trata-se de empresas focadas no setor de imóveis.

Logo, em vez de ter um gestor profissional, esses trusts contam com CEOs e um corpo administrativo. Além disso, os investidores adquirem participação ao comprar as ações dos REITs que são negociadas nas bolsas norte-americanas, e não cotas de um fundo.

Essas companhias também precisam atender determinados critérios para serem classificadas como REITs. É necessário, por exemplo, investir a maior parte de patrimônio no mercado imobiliário e distribuir, pelo menos, 90% do lucro entre os acionistas.

BDRs

Já os brazilian depositary receipts (BDRs) são certificados em negociação na B3 com lastro em um investimento estrangeiro. Eles também são chamados de certificados de depósitos de valores mobiliários.

A emissão dos BDRs é feita por instituições depositárias brasileiras — que fazem a compra de ativos no mercado internacional. Posteriormente, elas emitem os certificados na bolsa de valores brasileira com o lastro nessas alternativas.

Durante seus primeiros anos no mercado nacional, os BDRs eram alternativas restritas aos investidores qualificados. Ou seja, que tinham R$ 1 milhão investidos ou certificações do mercado financeiro. Porém, desde 2020 já existem certificados disponíveis para o público em geral da bolsa.

Ademais, inicialmente os investidores brasileiros tinham acesso apenas aos BDRs de ações. Contudo, atualmente é possível encontrar certificados lastreados em outros ativos, como exchange traded funds (ETFs) e títulos de renda fixa internacionais (bonds).

Logo, um BDR de REIT é um certificado brasileiro com lastro nas ações dos real estate investment trusts norte-americanos. Então, por meio deles, os investidores brasileiros podem se expor ao mercado imobiliário dos EUA de maneira mais prática.

Como funciona um BDR de REITs?

Você já entendeu os conceitos de BDRs e REITs. Porém, também é preciso saber como essas alternativas funcionam, certo?

Como você viu, os BDRs ficam disponíveis na bolsa brasileira quando uma instituição depositária nacional compra as ações, cotas ou títulos no mercado internacional. Após esse momento, ela mantém as alternativas sob custódia e negocia os certificados na B3.

Dessa forma, o funcionamento dos BDRs de REITs é similar ao dos BDRs de ações. Ou seja, a organização brasileira comprará diretamente os papéis dos trusts nas bolsas norte-americanas em que eles são negociados.

O investidor que adquire o certificado poderá expor seu capital à performance do REIT que dá lastro ao BDR. Além disso, quando a empresa fizer repasse de dividendos, a instituição depositária brasileira fará a distribuição proporcional aos donos dos BDRs.

Quais as vantagens e desvantagens dessa alternativa?

Agora que você entendeu o funcionamento dos BDRs de REITs, vale conhecer as vantagens que eles podem oferecer para sua carteira. Nesse sentido, a exposição ao mercado internacional é um dos principais pontos positivos.

Como você viu, as ações dos REITs ficam disponíveis nas bolsas norte-americanas. Logo, ao investir em BDRs lastreados neles, os investidores brasileiros poderão acessar essas alternativas com mais praticidade — e com aportes feitos em reais.

Outro benefício é que a internacionalização da sua carteira contribui para o equilíbrio de riscos. Isso acontece porque eventuais oscilações no mercado brasileiro podem não afetar diretamente seus investimentos no exterior.

Além disso, os BDRs de REITs permitem que você invista no mercado imobiliários dos EUA — que, historicamente, é um dos setores mais sólidos do país. Ademais, como há chance de receber dividendos, eles podem funcionar em planejamentos com foco em renda passiva.

Entretanto, também existem pontos de atenção nesse investimento. Primeiramente, BDRs de REITs são alternativas de renda variável. Então não há garantia de lucro para sua carteira.

Também é pertinente lembrar que os dividendos estão sujeitos à tributação nos Estados Unidos. Dessa maneira, seus possíveis recebimentos já virão com esses descontos, afetando a rentabilidade líquida

Como investir em um BDR de REITs via B3?

Como você viu, o investimento em BDRs de REITs pode ser vantajoso para sua estratégia. Por isso, é interessante saber como você pode investir neles via B3.

Para tanto, o primeiro aspecto que você deve considerar é o seu perfil de investidor. Como essas alternativas são de renda variável e expõem seu investimento à performance dos REITs, elas podem ser mais adequadas para investidores moderados e arrojados.

Após verificar se você tem afinidade com os riscos dos REITs, é necessário alinhar o investimento com seus objetivos financeiros. Geralmente, a compra dos BDRs de REITs pode ser mais vantajosa para investidores com metas financeiras de longo prazo, para ajudar a diluir riscos.

Após considerar esses detalhes, você pode buscar os BDRs de REITs na bolsa de valores. Para isso, é preciso ter conta em um banco de investimentos, acessar o home broker e fazer a busca dos certificados pelo ticker — que é o código de identificação deles.

Antes de avançar com o aporte, estude as características do trust e as operações que ele realiza no mercado norte-americano, combinado? Desse modo, você conseguirá investir de maneira mais eficiente, considerando o seu planejamento.

Neste conteúdo, você aprendeu que um BDR com lastro em REITs gera a oportunidade de acessar o setor imobiliário dos Estados Unidos. Conhecendo as características desse ativo, será mais fácil analisar as vantagens dessa alternativa para sua carteira!

Quer saber mais sobre investimentos internacionais e contar com o suporte de profissionais para tirar suas dúvidas? Aproveite para conhecer nossa assessoria!

Fale com a Lotus