Skip to main content

Cada investimento possui características que os diferencia das demais alternativas do mercado. Nesse sentido, saber como analisar um fundo imobiliário (FII) é fundamental para aumentar suas chances de fazer boas escolhas para a sua carteira contemplar os melhores fundos imobiliários.

Para isso, é importante ter atenção a uma série de particularidades e indicadores que ajudam a indicar os FIIs mais adequados para o seu perfil e objetivos. Isso ajudará a compor um portfólio mais sólido e alinhado às suas necessidades.

Pensando em ajudá-lo nessa jornada, nós, da Lotus Capital, preparamos este checklist para você entender como analisar um fundo imobiliário e fazer uma escolha mais adequada.

Continue a leitura e confira!

Considere seu perfil e objetivos

Cada investidor tem uma tolerância ao risco, que reflete seu perfil de investidor. Ele pode ser conservador, moderado ou arrojado. Ao identificar esse fator, fica mais fácil encontrar investimentos adequados às suas expectativas.

Por exemplo, alguns investidores estão dispostos a enfrentar maiores riscos em busca de melhores possibilidades de rendimentos. Outros preferem alternativas mais seguras, mesmo que signifique menor rentabilidade. A vantagem é que existem FIIs mais adequados para os diversos perfis.

Além disso, é preciso considerar o seu objetivo com o investimento. Cada plano pode exigir características diferentes em relação à rentabilidade, liquidez e riscos. Logo, é importante entender quais são suas metas, lembrando que FIIs tendem a fazer mais sentido para médio e longo prazo.

Conheça os tipos de fundos imobiliários disponíveis no mercado

Existem diversos fundos imobiliários disponíveis no mercado. Então, antes de optar por algum deles, é importante conhecer suas características, certo?

Para tanto, confira as diferenças entre os tipos de FIIs que você encontrará na bolsa de valores:

Fundos de fundos

Existem fundos imobiliários cuja estratégia é investir em cotas de outros FIIs. Nesse caso, é possível aproveitar certas vantagens, como a diversificação e a acessibilidade. Afinal, investir em cotas de diferentes fundos exige mais recursos financeiros do investidor.

No entanto, ao optar por um fundo de fundo, você poderá se expor a diferentes FIIs ao adquirir as suas cotas. Ademais, a diversificação é uma estratégia muito utilizada por quem deseja manejar os riscos da carteira de investimentos.

Como há vários FIIs no portfólio, os riscos de cada um podem ser equilibrados. No entanto, os investidores podem preferir alocar seus recursos diretamente nos fundos imobiliários de interesse. Vale avaliar qual alternativa é mais interessante para você, combinado?

Fundos de tijolos

Já os fundos de tijolos visam adquirir imóveis físicos para venda ou recebimento de aluguéis, por exemplo. Eles podem ser bastante diferentes entre si, de acordo com as estratégias utilizadas.

Os FIIs que buscam receber rendimentos com aluguéis, por exemplo, adquirem imóveis e os mantêm no portfólio. Assim, eles podem alugar os espaços para ter uma renda frequente para os cotistas. Nesse caso, os imóveis administrados por esses fundos podem ser bastante diversos.

Entre eles, estão prédios corporativos, shoppings, hospitais, hotéis, instituições educacionais e agências bancárias. Ainda, existem FIIs de tijolos que visam obter lucro com a valorização dos imóveis.

Eles podem, então, visar a construção ou compra de propriedades para venda. Reformas também podem ser realizadas, com o objetivo de obter retorno com uma futura valorização. O lucro das negociações é, posteriormente, compartilhado entre os cotistas.

Fundos de papel

Por fim, o portfólio dos fundos de papel é formado majoritariamente por aplicações de renda fixa ligados ao segmento de imóveis.

Entre os principais títulos privados do setor imobiliário utilizados por esses FIIs estão as letras de crédito imobiliário (LCIs) e os certificados de recebíveis imobiliários (CRIs).

Por esse motivo, as cotas desses FIIs tendem a oscilar quando comparadas aos fundos de tijolos. Além disso, os rendimentos podem ser mais limitados na comparação com outros FIIs, pois o lucro obtido com as aplicações está atrelado aos juros oferecidos em cada um dos títulos.

Analise a gestão e o histórico do fundo

Os resultados dos fundos imobiliários dependem das estratégias adotadas pela gestão. Como o investidor não tem controle sobre a escolha e administração dos ativos, é importante ter confiança no trabalho que será realizado.

Uma forma de analisar esses dados é checar os relatórios emitidos pelos fundos. Considere a frequência e tom de voz utilizado na divulgação das informações para saber se a gestão é transparente.

Também vale verificar o histórico do FII. Ele demonstra o desempenho e a rentabilidade passada. Embora isso não seja garantia de resultados no futuro, serve como base para entender a situação do fundo.

Confira a estratégia do fundo

Outro ponto importante ao analisar um fundo imobiliário é verificar a estratégia utilizada. Ela está diretamente relacionada com as possibilidades de ganho e a forma como ele é obtido. Como você viu, existem três tipos de FIIs.

Cada um tem objetivos e estratégias distintas. Assim, é essencial saber quais estão alinhados às suas necessidades e expectativas. Se o seu objetivo é receber dividendos para viver de renda, é comum que eles sejam distribuídos com mais frequência em fundos de tijolo.

Por outro lado, como você viu, esses FIIs costumam ser mais voláteis. Já os fundos de papel tendem a oscilar menos, mas a rentabilidade pode ser limitada por estarem atrelados aos títulos de renda fixa.

Outros fatores específicos podem surgir quando você faz essa análise. Ao avaliar um fundo de tijolo focado em recebimento de aluguéis, por exemplo, é importante considerar não apenas as características dos imóveis, como também o índice de vacância.

A ausência de inquilinos afeta os ganhos e gera custos com taxas do imóvel, que passam a ser arcadas pelo fundo. Logo, a rentabilidade obtida pode ser afetada.

Conte com o suporte de uma assessoria de investimentos

Se você sentir dificuldades ao analisar um fundo imobiliário, pode recorrer às análises de profissionais do mercado financeiro. A equipe do BTG Pactual, por exemplo, oferece relatórios de análises de FIIs para os investidores.

Se, ao ler os relatórios ou as lâminas dos fundos, você tiver dúvidas a respeito de termos ou conceitos, busque o suporte de uma assessoria de investimentos, como a Lotus Capital. Nossos assessores podem responder aos seus questionamentos e fornecer informações importantes.

Assim, eles ajudam você a conhecer as alternativas do mercado e a fazer escolhas cada vez mais alinhadas ao seu perfil e aos seus objetivos pessoais. Mas lembre-se de que a escolha de investir ou não em FIIs é individual, ainda que o suporte de uma boa assessoria possa sempre ajudar, combinado?

Agora que você sabe como escolher os melhores fundos imobiliários, basta colocar as nossas dicas em prática para tomar as melhores decisões. Porém, podem surgir dúvidas ao montar uma carteira de investimentos sólida. Nesse caso, considere o suporte profissional para auxiliar no seu processo decisório!

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco e converse com um de nossos assessores!

Fale com a Lotus