Skip to main content

Quem investe em ações encontra diversas opções no mercado brasileiro. Mas não é interessante escolher um papel pelo preço mais baixo — ou investir no que todos estão comprando. É preciso contar com estratégias para fazer as melhores escolhas. Por isso, vale saber como fazer o valuation de empresas.

Esse método tende a ser bastante utilizado por investidores que estão focados no longo prazo. Entender seu conceito pode ajudar você a compreender o valor de uma empresa e saber se vale a pena tê-la ou não na carteira.

Quer aprender como fazer o valuation de empresas na bolsa? Nós, da Lotus Capital, vamos ajudar você. Acompanhe este artigo e saiba mais sobre essa ferramenta da análise fundamentalista.

O que é a análise fundamentalista?

Antes de aprender o conceito de valuation será preciso conhecer um pouco de análise fundamentalista. Afinal, ele é um método dessa escola de análise do mercado.

De modo geral, há duas formas principais de avaliar os papéis na bolsa de valores: a análise técnica e a fundamentalista. A primeira se embasa na movimentação dos preços e figuras gráficas, sendo útil à especulação. Já a análise fundamentalista é mais profunda sobre os fundamentos de uma empresa.

Na análise fundamentalista o preço não é o único fator a ser avaliado. A avaliação é mais complexa, sendo levados em conta fatores econômicos (como inflação, juros, PIB etc.), setoriais (leis, regulamentos, incentivos fiscais, entre outros), além de detalhes da companhia.

Ao avaliar uma companhia para investimento de longo prazo são vistos o fluxo de caixa, balanços financeiros, qualidade da gestão, potencial de crescimento, competitividade do mercado etc. A análise visa conhecer a saúde financeira da empresa e o contexto econômico do setor.

Depois de realizada, o investidor terá um bom panorama da empresa. Assim, conhecerá suas condições de crescimento e poderá tomar uma decisão mais assertiva e com maior precisão — de acordo com seus objetivos financeiros no mercado.

O que é o valuation?

Valuation é um termo inglês que significa avaliação ou estimativa. No mercado financeiro, ele é utilizado para definir o valor intrínseco de uma empresa. Isto é, tem a finalidade de identificar o quanto ela realmente vale — e se o preço da ação corresponde a essa análise.

Ao saber o valor de uma empresa se torna possível deduzir seu potencial de lucro no futuro, por exemplo. Normalmente, o preço da ação acompanha os resultados da companhia no decorrer do tempo. Mas pode haver distorções que gerem oportunidades de investimento.

Com base nessa análise você poderá identificar o momento mais adequado para comprar as ações. Ainda, consegue identificar os papéis mais alinhados à sua estratégia e ao seu portfólio. Isso porque, com ela, você conseguirá avaliar se o preço das ações está justo, elevado ou abaixo do valor intrínseco do negócio.

Ao investir em ações descontadas, o potencial de valorização pode ser maior. Porém, lembre-se de que não há garantias na renda variável, certo? A análise é uma projeção, sem certezas. Para reduzir os riscos, é interessante utilizar outros indicadores além do valuation.

Como funciona o valuation de empresas?

O valuation não é uma fórmula universal, que apresenta resultados únicos sobre o quanto vale uma empresa ou suas ações. Na verdade, o cálculo pode ser feito de diversas formas, considerando diferentes métodos para medir as expectativas sobre um negócio.

Confira!

Fluxo de caixa descontado

Um dos mais utilizados é o fluxo de caixa descontado. Nesse método, busca-se entender o comportamento da geração de caixa ao longo do tempo. O cálculo é baseado no faturamento atual da empresa e nas projeções para os próximos anos.

Como se avalia o valor da companhia e seu potencial de retorno para o investidor, a análise leva em consideração uma taxa de desconto sobre as projeções — abatendo os riscos e custos do negócio. Assim, com as previsões, é possível entender o valor da ação e se vale a pena investir nela.

Múltiplos de mercado

Já uma análise de múltiplos de mercado se embasa em um benchmark, utilizando empresas de um mesmo setor. A premissa é comparar informações sobre companhias da área para poder decidir se uma ação representa um bom negócio.

Dentre os pontos avaliados estão a relação entre o preço e o lucro de cada ação, a porcentagem de dividendos distribuídos elas, a receita e o patrimônio das empresas, o seu valor de mercado, entre outros aspectos.

Avaliação por ativos (valor patrimonial)

Esse é um método complementar para fazer o valuation de empresas na bolsa. Ele consiste em avaliar, especialmente, o valor contábil (baseado no balanço patrimonial da empresa) e o seu valor de mercado (em comparação com as suas concorrentes).

O cálculo depende da subtração dos passivos patrimoniais dos ativos tangíveis e intangíveis. Assim, alcança o valor de patrimônio líquido. Geralmente, essa técnica de avaliação é aplicada em situações específicas — como em períodos de crise.

Quais são outros indicadores que ajudam na análise?

Como você viu, o valuation é uma técnica de avaliação da análise fundamentalista, não sendo aconselhável seu uso de forma isolada. Logo, pode ser oportuno utilizá-lo em conjunto com indicadores como:

  • lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda);
  • enterprise value (EV)/Ebtida;
  • dividend yield (DY);
  • preço/valor patrimonial por ação (P/VPA);
  • retorno sobre o investimento (ROI);
  • preço/lucro (P/L);
  • entre outros.

Qual é a importância do valuation de empresas?

Na bolsa de valores, é bastante comum investidores adquirirem papéis por indicação de outras pessoas ou por observarem que a empresa está em destaque no mercado. Porém, agir desse modo pode fazer com que você compre ações na alta, limitando seus ganhos ou resultando em prejuízos.

Afinal, quando uma companhia já está em destaque no mercado, geralmente o preço de suas ações aumentou. Se você adquire os papéis por um preço mais alto, pode não encontrar tanta valorização a mais. Além disso, em um cenário futuro, a empresa pode não corresponder às expectativas.

Outro aspecto relevante é que, sem uma análise robusta, se torna mais difícil identificar as alternativas mais alinhadas às suas estratégias enquanto investidor.

Dessa maneira, utilizar o valuation e indicadores fundamentalista pode ajudá-lo a fazer escolhas mais sólidas — elevando as possibilidades de obter bons resultados ao longo do tempo. Logo, o seu uso costuma ser muito útil para quem busca investir em ações — pensando em melhorar o desempenho de sua carteira de investimento no longo prazo.

Agora que você já sabe como fazer o valuation de empresas, não se esqueça de avaliar seu perfil de investidor e objetivos no mercado. Caso precise de ajuda, busque pelo suporte de uma assessoria de investimentos. Ela poderá tirar dúvidas e apresentar alternativas de alocação em ações e outros ativos do mercado.

Quer receber orientação profissional para entender mais sobre investimentos? Entre em contato com os assessores da Lotus Capital!

Fale com a Lotus