Skip to main content

“Minha vida financeira está uma bagunça e não sei por onde começar a mudá-la”. Se você se identificou com essa afirmação, saiba que ela é bastante comum e demonstra dificuldades ao lidar com as próprias finanças. Portanto, pode afetar como o dinheiro é usado no dia a dia.

É por isso que é importante investir em uma estratégia que ajude a estruturar o seu orçamento. Fazendo isso, é possível se organizar para alcançar bons resultados, tanto para o curto prazo quanto para o médio e longo prazo.

Quer aprender como colocar essa estratégia em prática? A seguir, aprenda como organizar a vida financeira com o auxílio de dicas que a Lotus Capital separou para você.

Confira!

O que é a organização financeira?

O conceito de organização financeira é muito mais profundo que o mero gerenciamento de quanto entra e quanto sai do orçamento. Ela envolve uma estruturação completa dos recursos, alinhando o seu uso aos seus planos, objetivos e necessidades.

Desse modo, é por meio da organização financeira que você conhecerá o comportamento das suas finanças. A prática também permite que você descubra como usar essas características a seu favor.

Por que se organizar financeiramente?

Depois de conhecer o conceito, talvez você se pergunte: “mas como organizar a vida financeira?”. Na verdade, tomar a decisão de organizar as finanças é fundamental para alcançar diversas conquistas, ter mais tranquilidade e bem-estar.

Ao adotar essa medida, você saberá quais são seus hábitos financeiros e entenderá como otimizá-los, evitando gastos desnecessários. Isso ajuda a manter as contas em dia, o que permite fugir das dívidas e dificuldades com o orçamento.

Essa também é uma forma de alcançar a liberdade financeira e, depois, a independência. Afinal, você pode construir um patrimônio grande o bastante para atender a todas as suas demandas financeiras, sem que seja preciso depender de seu trabalho.

Além disso, organizar as finanças pessoais é essencial para realizar sonhos. Com a disponibilidade necessária de recursos, você pode concretizar planos que vão desde fazer uma viagem até ter uma aposentadoria tranquila.

Como organizar a vida financeira?

Já que a organização pode causar impactos tão positivos em sua vida, é fundamental saber como colocá-la em prática, não é mesmo? Para isso, algumas atitudes fazem a diferença para alcançar os resultados desejados.

Conheça as principais!

Invista em educação financeira

Antes de pensar em tomar qualquer decisão sobre as finanças, é indispensável aumentar seu nível de educação financeira. Quanto maiores forem seus conhecimentos, maiores serão as chances de fazer escolhas adequadas e estratégicas.

Portanto, busque mais informações sobre gestão das finanças pessoais, como em artigos, vídeos, livros e cursos. Elas farão com que você perceba quais comportamentos precisam ser modificados e como implementar as transformações.

Reconheça a situação das suas finanças

Ao trabalhar a sua educação financeira, você terá as condições necessárias para identificar melhor a situação do seu orçamento — e esse é o próximo passo. A ideia é fazer um diagnóstico das suas finanças para entender qual é a sua realidade atual.

Portanto, você deve reconhecer quais são suas dívidas, os gastos principais e o quanto você recebe mensalmente. Essas são informações cruciais para entender qual é a disponibilidade das suas finanças e como otimizar o seu desempenho.

Faça um planejamento financeiro

Após concluir o diagnóstico, é hora de começar a agir para conquistar seus objetivos. Para isso, o ideal é fazer um planejamento financeiro completo. Aqui, tudo começa com uma definição dos objetivos em curto, médio e longo prazo.

Depois, é necessário criar um orçamento. É nesse momento em que você define como quitar as dívidas, onde economizar e o quanto será destinado a cada área do seu cotidiano. A ideia é criar uma estrutura para definir, claramente, para onde o dinheiro deve seguir, evitando desperdícios.

O planejamento financeiro também é útil para entender as suas metas e o que você pretende alcançar ao longo do tempo. Assim, ele ajuda a manter o foco na organização financeira e na realização de seus planos.

Use ferramentas de controle financeiro

Embora o planejamento financeiro seja importante, ele não é suficiente. Afinal, é preciso ter a certeza de que o plano tem sido cumprido. É por isso que você deve recorrer às ferramentas de controle financeiro.

Para tanto, vale manter o registro de entradas e saídas, incluindo todas as movimentações. A partir disso, você consegue avaliar se o orçamento tem sido atendido ou se ainda há despesas para diminuir, por exemplo. Logo, o controle e o acompanhamento são indispensáveis para o sucesso.

Monte uma reserva de emergência

Ao colocar o planejamento financeiro em prática, você começará a ter mais saúde financeira, o que significa que será possível aproveitar melhor os recursos. Porém, uma dica importante para ter segurança quanto ao uso do seu dinheiro é criar uma reserva de emergência.

Ela tem como objetivo cobrir despesas imprevistas e momentos de dificuldades, então o ideal é manter o equivalente a 6 meses do seu custo de vida. Desse modo, você terá mais condições de manter o seu orçamento organizado, mesmo diante de situações adversas.

Comece a fazer investimentos

Após montar a sua reserva de emergência, vale a pena começar a pensar em investir. Por meio dos ativos e produtos financeiros, você pode fazer o seu dinheiro render e aumentar o acúmulo de patrimônio líquido.

Na prática, o investimento é um meio de transformar a organização financeira em realização de sonhos. Portanto, é preciso economizar mensalmente e realizar aportes em alternativas condizentes com seu perfil de investidor.

Também é necessário diversificar a carteira, de modo a diluir o risco e aumentar o potencial de ganhos. Com uma estratégia alinhada, você terá a chance de otimizar o desempenho das suas finanças.

Mantenha a disciplina

Depois de colocar todas essas dicas em prática, é preciso se preocupar com a continuidade. Afinal, entender como organizar a vida financeira não é uma tarefa que se deva realizar apenas uma vez e com efeitos definitivos. Para alcançar os resultados esperados é necessário garantir que tudo permaneça estruturado.

Nesse sentido, é fundamental ter disciplina, foco e bons hábitos. Economizar mensalmente, por exemplo, permite fazer aportes constantes, o que favorece a construção de patrimônio. Já o controle financeiro ajuda a identificar e corrigir problemas em potencial.

Com essas informações, você já não precisa mais se perguntar “como organizar a vida financeira?”. Agora você tem a chance de buscar o planejamento financeiro e utilizar o seu dinheiro da melhor maneira.

Assim, tomando decisões estratégicas, será possível realizar sonhos com os seus recursos e construir um futuro tranquilo! E, se precisar de ajuda para começar, conte com a Lotus Capital!

Gostou do conteúdo? Então ajude mais pessoas a fazerem bom uso do dinheiro. Compartilhe este post em suas redes sociais e informe os seus contatos!

Vamos conversar sobre seus investimentos?

    Fale com a Lotus