Skip to main content

O Governo Federal emite e vende diferentes tipos de títulos para investidores. Assim, o país capta recursos que permitem investimentos e financiam sua dívida. Na prática, portanto, investir em títulos públicos é emprestar dinheiro para a União.

No fim do prazo acordado, o investidor recebe o dinheiro investido acompanhado dos rendimentos. Os títulos públicos estão relacionados com o Tesouro Direto – um ambiente virtual de negociação, no qual os investidores podem comprar e vender títulos.

Se você ainda não conhece essa alternativa em detalhes, saiba que esses títulos de renda fixa podem fazer parte da carteira de diferentes perfis de investidor. Então, que tal conhecer os três tipos de títulos do Tesouro que o Governo Federal oferece para os investidores.

Vamos lá?

1.    Tesouro prefixado

O Tesouro prefixado oferece títulos com prazos e rendimentos distintos. O que eles têm em comum é a forma de rentabilidade: uma taxa de juros é fixada previamente. Assim, o investidor consegue calcular exatamente quanto receberá no vencimento do título.

Esse tipo de título pode ter pagamento de juros semestrais. Isso significa que não é necessário esperar até a data do vencimento para receber os rendimentos. A cada seis meses, ocorre o pagamento de juros, que são creditados na sua conta de investimentos.

Portanto, a alternativa pode ser interessante para quem busca uma renda passiva a cada seis meses. Mas é importante destacar que isso limita a ação dos juros compostos ao longo do tempo. Assim, os títulos sem cupons podem ser mais interessantes nesse sentido.

2.    Tesouro IPCA

O Tesouro IPCA também oferece diversos títulos. Todos acompanham a variação da taxa de inflação IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Além disso, os títulos rendem uma taxa prefixada, que pode ser diferente entre eles. Trata-se, portanto, de um título de renda fixa híbrido.

Outra diferença é a data de vencimento dos títulos. Como existem diversos prazos, o investidor pode optar por aqueles que mais se adequam aos seus objetivos. Assim como os títulos prefixados, o Tesouro IPCA pode ser com ou sem juros semestrais.

Como você viu, os títulos com juros semestrais pagam os juros correspondentes ao valor investido a cada seis meses. Depois, o montante começa a render novamente, a partir do valor inicial.

Já a alternativa sem juros semestrais mantém o capital rendendo até a data de vencimento (ou de resgate antecipado). Ele pode ser mais adequado, portanto, para quem deseja aproveitar a ação dos juros compostos no longo prazo.

Como acompanham a inflação, esses títulos costumam ser utilizados para planos de maior prazo. Assim, você tem a certeza de que o dinheiro não estará perdendo valor, mesmo que haja um aumento da inflação no futuro.

3.    Tesouro Selic

Esse título é uma opção pós-fixada cuja rentabilidade acompanha as movimentações da taxa Selic. O Tesouro Selic vem se tornando cada vez mais popular, especialmente como um substituto da poupança. Um dos motivos para isso é que ele rende diariamente (nos dias úteis).

Já a tradicional caderneta de poupança só paga rendimentos depois que o dinheiro investido completa um mês de aplicação. Outra vantagem do Tesouro Selic é que ele oferece rendimentos um pouco maiores, pois acompanha 100% da taxa Selic.

O título público ainda tem o benefício da alta liquidez. Apesar de ter um prazo de vencimento, o valor aplicado pode ser resgatado antes sem que se perca a rentabilidade ou parte do que já foi investido.

Com isso, o Tesouro Selic se tornou uma alternativa atrativa para investimentos relacionados à reserva de emergência, por exemplo. Os demais títulos também têm liquidez diária, mas podem apresentar chance de perda em resgate antecipado por conta da marcação a mercado.

Como investir nos tipos de títulos do Tesouro?

Agora que você conhece os tipos de títulos do Tesouro, é importante entender como alocar recursos nessa alternativa. Os aportes podem ser realizados por meio da plataforma do seu banco de investimentos.

Basta acessar a plataforma, escolher o título mais alinhado às suas necessidades e fazer o investimento. É possível, inclusive, comprar apenas uma fração dos títulos do Tesouro disponíveis. Dessa forma, o investimento se torna bastante acessível para qualquer investidor.

Quais as outras alternativas de investimento disponíveis?

Ao conhecer os 3 principais topos de títulos do Tesouro você percebeu que eles possuem características distintas. Por isso, um ou mais deles podem fazer parte da sua carteira de investimentos.

Contudo, é importante saber que existem mais alternativas de investimento. Há opções tanto na renda fixa quanto na renda variável que podem compor sua carteira.

Confira algumas delas:

Debêntures

Debêntures são títulos de dívida de empresas privadas, e fazem parte da renda fixa. Normalmente, o capital dos investidores é usado para que a companhia quite dívidas ou realize investimentos. Os títulos tradicionais têm cobrança de Imposto de Renda.

Por outro lado, as chamadas debêntures incentivadas são isentas da tributação. O benefício existe porque as empresas emissoras dessas debêntures investem o dinheiro obtido em setores de infraestrutura, que são considerados centrais para o desenvolvimento do Brasil.

Certificado de depósito bancário

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é oferecido por instituições financeiras. Na prática, quem investe nesses títulos está emprestando dinheiro para uma determinada instituição bancária.

O banco pode utilizar o valor para oferecer empréstimos e financiamentos aos clientes, por exemplo. Na data de vencimento (ou antes, se o resgate antecipado for permitido), o valor volta para o investidor com juros.

A rentabilidade dos CDBs pode ser bastante variada, dependendo do que cada banco oferece. Os prazos também podem variar. Em algumas aplicações a liquidez é diária; em outras, apenas no vencimento.

Ações

Uma ação corresponde a uma pequena parte do capital social de uma empresa. Isso significa que, ao investir em papéis na bolsa de valores, você se torna um sócio da companhia. Com isso, pode participar da divisão de lucros do negócio.

Contudo, não há previsibilidade nessa alternativa – diferente do que ocorre na renda fixa. Os ganhos podem acontecer por meio da valorização das ações ou distribuição de rendimentos. Por outro lado, se a companhia passar por dificuldades financeiras, a sua carteira também sentirá os efeitos.

Fundos de investimento

Existem diferentes alternativas de fundos de investimento disponíveis no mercado, tanto de renda fixa quanto variável. Entre elas, estão os fundos de ações, fundos imobiliários, fundos cambiais e fundos multimercados. Todos funcionam de forma coletiva.

Ou seja, um grupo de investidores se reúne para investir com um objetivo comum. Os recursos do fundo são geridos por um gestor profissional – o que é uma das principais vantagens desses investimentos.

É possível, inclusive, encontrar fundos de investimento de renda fixa que focam em alocar capital em títulos do Tesouro. Para conhecer melhor cada alternativa, atente-se à lâmina dos fundos de seu interesse.

Agora você conheceu os tipos de títulos do Tesouro e também outros investimentos que podem compor sua carteira. Lembre-se de que os títulos públicos podem fazer parte do portfólio de todos os investidores, em proporções diferentes — a depender do seu perfil de investidor e objetivos financeiros!

Ficou em dúvida sobre qual investimento é o mais adequado para você? Entre em contato conosco e converse com nossos assessores. Assim, poderá conhecer as alternativas mais alinhadas às suas necessidades!

Vamos conversar sobre sua carteira de investimentos?

    Fale com a Lotus