Skip to main content

Texto por: Gabriel Casonato, CNPI

Reuniões da COPOM

Na semana que vem acontece a primeira reunião de 2020 do Copom, o Comitê de Política Monetária do Banco Central.

O encontro vem sendo bastante aguardado pelo mercado, na medida em que as apostas estão relativamente divididas entre: mais um corte de 0,25 ponto percentual ou manutenção da taxa Selic.

Como se sabe, juros mais baixos são uma ótima notícia para o país, mas também têm um impacto direto na sua carteira de investimentos.

Isso acontece pois a maioria das modalidades de renda fixa utilizam o CDI, taxa que acompanha bem de perto a Selic, como indicador de referência para o cálculo da remuneração.

A poupança, ainda de longe o investimento mais comum entre os brasileiros e que hoje está rendendo 3,15% ao ano, passará a render apenas 2,97% caso os juros caiam para 4,25%.

Taxas e Inflação

Isso é meio ponto percentual abaixo da inflação projetada pelo mercado para 2020, o que, em termos práticos, significa que o investidor estará perdendo dinheiro ao deixá-lo na caderneta, dado que ele terá seu poder de compra reduzido.

Na verdade, é algo que já está ocorrendo desde o último Copom que cortou a Selic para os atuais 4,50%. E não apenas na poupança, mas em várias outras modalidades de renda fixa, especialmente aquelas que cobram taxas mais elevadas.

Impacto na carteira de investimentos

Um fundo DI com taxa de 1% de administração, por exemplo, paga um rendimento líquido praticamente igual ao da poupança, considerando que ainda existe a incidência do Imposto de Renda sobre ele.

O mesmo acontece com muitos CDBs, LCIs e LCAs disponíveis no mercado. Isso sem falar em alternativas que nunca valeram a pena, como os famigerados títulos de capitalização.

Antes que você se assuste, porém, saiba que mesmo diante desta mudança brusca de cenário nos últimos anos, ainda é possível encontrar opções de investimento que oferecem rentabilidades bastante atrativas no mercado brasileiro.

Renda Fixa

Na própria renda fixa, temos todo um mercado de crédito privado cada vez mais aquecido, com um leque razoável de debêntures oferecendo uma relação risco x retorno interessante para compor a carteira de investimentos.

Renda Variável

Já para os investidores mais propensos a sofisticarem suas aplicações, vale abrir o olho para as oportunidades na Renda Variável, como os fundos multimercados, de ações e o próprio investimento direto nos papéis de empresas e nos fundos imobiliários negociados na B3.

Por fim, para períodos mais incertos e de maior volatilidade, como o atual, você também encontra na plataforma do BTG Pactual fundos de ouro e dólar, ativos muito buscados para proteção do patrimônio e com taxa de apenas 0,10% de administração.

O BTG tem, portanto, todas as ferramentas necessárias para que você continue fazendo suas finanças prosperarem em um ambiente muito mais desafiador, incluindo os assessores especializados da Lotus Capital e a mais premiada equipe de Research do Brasil, segundo a Institutional Investor.

Independentemente da decisão do Copom, conte sempre conosco para construir um portfólio diversificado e equilibrado. Para falar com o nosso time, basta preencher o formulário abaixo que rapidamente entraremos em contato com você.

Vamos conversar sobre sua carteira de investimentos?

    Fale com a Lotus