Skip to main content

Nos últimos dois anos, é possível notar uma importante mudança na cultura e no perfil de investidor do brasileiro. O contexto marcado por juros baixos e maior acesso à informação, tem estimulado uma migração saudável para economia de forma geral, com investidores saindo da poupança para outras classes de ativos mais sofisticadas.

O crescimento desse movimento reforça muito a importância do assunto que vamos abordar hoje em nosso blog: conhecer bem o seu perfil de investidor antes de tomar decisões sobre em quais produtos investir.

Investir está longe de ser uma ciência exata. Ainda que as informações estejam cada vez mais acessíveis e as análises cada vez mais bem elaboradas, o risco e as incertezas seguem como parte inerente do processo. Dessa forma, é absolutamente crucial compreender qual o seu nível de tolerância ao risco e como você reage à volatilidade e lida com eventuais sensações de perda de dinheiro (afinal, no mercado, não se ganha sempre).

Para compreender o seu perfil, bancos e corretoras usam um questionário conhecido como Suitability (o preenchimento é norma obrigatória da CVM – Comissão de Valores Imobiliários -, prevista pela instrução 539 de 2013, que entrou em vigor em julho de 2015). Ele é composto por algumas perguntas básicas para identificar objetivos pessoais, prazos nos quais se pretende atingi-los, capital disponível para investimento, renda mensal, nível de conhecimento do mercado, expectativa de renda nos próximos anos, necessidade de liquidez, familiaridade com o mundo dos investimentos e claro, a maneira como o você lida com as perdas.

O  objetivo é capturar o máximo possível de informações para entender com clareza qual o nível de risco você está disposto a assumir oferecer os produtos que mais se adequam ao seu perfil.

E quais são os perfis nos quais eu posso me enquadrar?

Na Lotus Capital e no BTG Pactual, os perfis são três: Conservador, Moderado e Sofisticado.

Conservador

O investidor conservador é aquele que busca segurança na hora de investir o seu capital. Ou seja, não está disposto a lidar com muitas variações e se propõe a assumir os menores riscos possíveis, compreendendo que a rentabilidade dos investimentos também tende a ser menor.

De forma geral, são pessoas cujo objetivo é a preservação do patrimônio. Dessa forma, costumam preferir produtos de renda fixa e evitar opções de baixa liquidez, assim como ativos que os expõe à possibilidade de sofrer algum tipo de perda.

Moderado

Nesse tipo de perfil, o investidor está preocupado em equilibrar suas ações entre o conservadorismo e a coragem. Trata-se de alguém que mantém forte interesse pela segurança em seus investimentos, mas está disposto a abrir mão de parte dela, eventualmente, para obter retornos melhores (um meio termo entre o perfil conservador e o perfil sofisticado).

Sofisticado

O investidor sofisticado, considerado agressivo ou arrojado, é aquele que aceita riscos mais altos na busca por uma maior rentabilidade. Pessoas com esse perfil lidam bem com a volatilidade e, na maioria das vezes, abrem mão da liquidez em troca de retornos mais significativos.

São investidores que, além de compreenderem o mercado financeiro (de forma geral), têm o desejo de aumentar o patrimônio de forma mais intensa.

Mudanças no perfil de investidor

Obviamente, o seu perfil de investidor pode se alterar ao longo do tempo, seja pelo seu desenvolvimento individual e aumento do conhecimento das nuances do mercado financeiro, seja por alguma mudança no seu contexto e objetivos de vida. A chegada de um filho, o desejo por uma viagem, um casamento, um negócio, enfim, são vários os fatores que podem intervir e aumentar ou diminuir o seu apetite pelo risco.

É importante ressaltar que você só compreenderá efetivamente qual é o seu perfil quando o mercado financeiro surpreender você. A sua reação pode ser muito diferente daquela que você esperava quando preencheu o questionário. Caso isso aconteça, é fundamental que você saiba que não há nada de errado em se readequar. O mais importante, no final das contas, é que você se sinta confortável com os investimentos que faz.

Seu perfil investidor, inclusive, tem prazo de validade, devendo ser preenchido novamente a cada dois anos (24 meses), ou quando você sentir que as percepções que tem de si mesmo e do mercado mudaram.

E você, já sabe qual é o seu perfil? Para saber, basta acessar o site do BTG Pactual ou clicar aqui.

Além disso, não deixe de entrar em contato conosco para uma conversa sobre investimentos. Nós da Lotus Capital, juntamente com o maior banco de investimentos da América Latina, podemos te ajudar com as melhores opções do mercado. Além de compreender o seu perfil, o nosso papel é conhecer com clareza os seus objetivos de curto, médio e longo prazo para te auxiliar a tomar as melhores decisões em relação à alocação do seu capital.

Vamos conversar sobre o seu perfil?

    Fale com a Lotus