Skip to main content

Muitas vezes não nos damos conta da importância do planejamento financeiro para o futuro. Porém, quem deseja ter uma vida tranquila quando for aposentar não pode depender apenas da Previdência Social. Mas afinal, como planejar a aposentadoria de maneira mais eficaz?

Para isso, é necessário ter consciência da importância do planejamento financeiro e de investir para construir o seu patrimônio. Afinal, esse é um fator decisivo para realizar seus objetivos financeiros — como se aposentar com tranquilidade.

Quer saber como planejar a aposentadoria? Continue a leitura e veja as 5 dicas que a Lotus Capital selecionou para ajudar você a dar os primeiros passos rumo a um futuro mais estável financeiramente.

Vamos lá?

Por que planejar a aposentadoria?

Você sabe por que o planejamento financeiro para a aposentadoria é importante? Nem sempre as pessoas compreendem a função desses planos. Porém, se planejar permite que você possa manter a qualidade de vida no futuro.

Afinal, depender apenas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pode não ser o suficiente devido às limitações nos benefícios. Além disso, com a reforma da Previdência, o futuro pode se tornar ainda mais indefinido sem planejamentofinanceiro .

Com as mudanças realizadas, as contribuições devem ser feitas por mais tempo para alcançar a aposentadoria mais elevada. Diante disso, nem sempre o valor concedido é suficiente para manter o padrão de vida dos contribuintes.

Portanto, é essencial se planejar para ter condições de arcar com todas as suas necessidades quando se aposentar.

Como planejar a aposentadoria com 5 dicas?

Depois de entender a importância de fazer um planejamento financeiro para a aposentadoria, é necessário saber como dar os primeiros passos e colocá-lo em prática. Veja 5 dicas essenciais!

1.     Tenha um planejamento financeiro

O primeiro passo para quem deseja ter uma aposentadoria mais tranquila é ter planejamento e organização financeira. Para isso, é necessário conhecer o seu orçamento e organizá-lo de acordo com as suas necessidades.

Anote todos os valores de entrada e saída para ter um registro completo da sua saúde financeira. Assim, é possível entender quais são os seus principais gastos e quais são as oportunidades de melhoria.

O planejamento financeiro também deve incluir metas. Para tanto, defina quanto você deseja receber de aposentadoria. Você pode usar o seu padrão de vida atual para ter uma melhor estimativa do valor. A partir disso, é possível estabelecer estratégias para atingir esse objetivo.

2.     Controle as finanças

Controlar as finanças é outro passo importante para a aposentadoria. Você costuma gastar mais do que recebe? Em caso positivo, saiba que esse hábito precisa mudar. Uma dica é evitar gastos excessivos com itens supérfluos.

Para isso, você pode analisar o seu planejamento financeiro e identificar com o que você gasta mais dinheiro. Por exemplo, você pode negociar contratos para otimizar o orçamento, como no caso de adequar planos de telefonia.

Outro ponto importante é identificar gatilhos que geram gastos por impulso. Mudar hábitos pode ser essencial para evitar que isso aconteça. Aqui, também é necessário ter uma reserva de emergência.

Esse dinheiro deve ser usado apenas em momentos de imprevisto e ajuda a evitar dívidas geradas por empréstimos, por exemplo. Aplicando essas práticas, você terá um maior controle das suas finanças pessoais e conseguirá se preparar melhor para o futuro.

3.     Poupe uma parte do salário para investir

Seguindo as dicas que você viu, fica muito mais fácil poupar para investir. Afinal, adaptar o orçamento e cortar gastos é necessário para liberar espaço em suas finanças e destinar parte dos recursos financeiros para a aposentadoria.

Além disso, para que o seu patrimônio possa crescer, é necessário realizar aportes frequentes. Portanto, é essencial separar uma parte do seu salário para investir todos os meses. A lógica é simples: quanto maior o capital, mais rendimentos você tende a obter.

Ou seja, a constância é um dos grandes segredos para ver o seu capital crescer e ter mais potencial de retorno. Também vale pensar no reinvestimento como estratégia para impulsionar os recursos. Reaplicar os dividendos recebidos, por exemplo, pode aumentar seus resultados.

4.     Conheça as alternativas de investimento

Percebeu que investir é fundamental em como planejar a aposentadoria? Nesse momento, também é importante conhecer as alternativas que o mercado financeiro oferece. Existem opções tanto em renda fixa quanto em renda variável que podem ser adequadas para esse objetivo.

A escolha dependerá das suas características. Portanto, não deixe de identificar o seu perfil de investidor e a sua tolerância ao risco antes de investir. A seguir, você conhecerá algumas alternativas do mercado:

Renda fixa

A renda fixa é conhecida pela previsibilidade do retorno e, em muitos casos, a maior segurança. Entre as alternativas, o Tesouro IPCA é um dos títulos de renda fixa mais buscados para compor um portfólio de investimento para aposentadoria.

Esse é um título público com rentabilidade híbrida, que considera uma taxa fixa e acompanha o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Assim, quando mantido até o vencimento, ele proporciona um rendimento real sempre acima da inflação.

Vale destacar que a alternativa é mais utilizada para objetivos de longo prazo para quem busca baixo risco. Contudo, existem outras opções de renda fixa que podem ser consideradas — como as debêntures, sempre avaliando as suas necessidades.

Renda variável

Também é possível investir na renda variável. Trata-se de uma alternativa que apresenta maiores riscos, mas é possível manejá-los. Ao mesmo tempo, ela os ativos dessa classe podem aumentar o potencial de retorno dos seus aportes.

Nesse caso, uma opção bastante conhecida são as ações. Elas representam frações do capital social de uma empresa. Desse modo, você consegue usufruir dos resultados do negócio ao longo do tempo.

Outra alternativa são os fundos de investimento. Eles funcionam como condomínio que reúne os recursos de diversos investidores. O montante é gerenciado por um gestor profissional e os cotistas participam dos resultados do fundo.

Os fundos imobiliários, por exemplo, são conhecidos pela possibilidade de distribuir dividendos frequentes. Com isso, são muito utilizados para quem deseja garantir uma renda passiva na aposentadoria. A Previdência Privada — que pode ser de renda fixa ou variável, assim como os fundos — também é uma opção popular.

A modalidade tem duas fases: a de acumulação de patrimônio e a de usufruto. O resgate do valor pode ser feito de forma a gerar renda passiva. Portanto, vale a pena conhecer as diferentes opções para encontrar as mais adequadas ao seu perfil e objetivos.

5.     Conte com o suporte de uma assessoria de investimento

Sabia que você pode contar com o suporte de uma assessoria de investimentos, como a Lotus Capital, para planejar a sua aposentadoria? O assessor de investimentos é um profissional do mercado financeiro capaz de oferecer todo o suporte necessário para as suas escolhas.

Com o apoio de profissionais experientes, você pode tirar dúvidas e conhecer os principais investimentos do mercado. Assim, você pode tomar as decisões mais seguras no momento de investir com foco no longo prazo.

Outra vantagem do serviço é que ele é remunerado pelo próprio banco de investimentos. Dessa forma, não há custos para o investidor, que tem mais liberdade para traçar um caminho de resultados mais satisfatórios.

Agora que você conhece essas 5 dicas sobre como planejar a aposentadoria, vale se organizar para ter um futuro mais tranquilo. Lembre-se de que quanto mais cedo você iniciar o planejamento financeiro e os investimentos, melhores serão os seus resultados.

Precisa de ajuda em como planejar a aposentadoria? Entre em contato conosco e converse com um assessor de investimentos!

Fale com a Lotus