Skip to main content

Embora tenha alternativas tradicionais, é muito comum que o mercado financeiro se transforme para contemplar a evolução da sociedade e novas necessidades e preocupações. É exatamente com base nisso que passaram a surgir os investimentos sustentáveis, por estratégias ESG. Você já conhece esse conceito?

Eles priorizam a alocação de recursos com base em critérios de sustentabilidade, um tema discutido de forma cada vez mais ampla pelas pessoas e empresas. Assim, sabendo como escolher os ativos que seguem esses requisitos, é possível adaptar sua carteira a essa nova realidade.

Continue a leitura deste conteúdo que a Lotus Capital preparou para você para entender o que são os investimentos sustentáveis e suas características! Vamos lá?

O que é ESG e como funcionamos investimentos ESG?

A sustentabilidade é um conceito composto por três pilares principais, que formam o que é conhecido como tripé da sustentabilidade. São eles: fator econômico, fator social e fator ambiental.

Logo, a ideia é que seja viável atingir o desenvolvimento econômico considerando os impactos que podem ser causados nos aspectos sociais e ambientais. Perceba, então, que existe a busca pelo equilíbrio entre esses três fatores.

O conceito ESG é relativamente parecido, se baseando em três pontos que compõem a sigla.

Veja só:

Assim, o conceito também é utilizado no mercado financeiro e pode ser aplicado aos investimentos. Nesse caso, para que o ativo seja considerado sustentável ele deve atender, tanto quanto possível, a esses três pontos.

A estratégia ESG, portanto, permite direcionar a escolha dos investidores. Isso porque ela ajuda a encontrar os investimentos sustentáveis que estejam alinhados às características de sustentabilidade.

Por que é importante conhecer os investimentos sustentáveis?

O investimento com base na estratégia ESG pode ser interessante devido aos benefícios que a sustentabilidade pode trazer ao mercado financeiro. O primeiro ponto envolve a preocupação crescente da sociedade com as questões sustentáveis.

Existem cada vez mais acordos climáticos, iniciativas entre países e o desenvolvimento de consciência por parte dos consumidores. Ao investir em sustentabilidade, há chances de aproveitar oportunidades alinhadas ao ESG e obter resultados que podem ser significativos ao longo do tempo.

Também existe a tendência de consolidação e crescimento de empresas sustentáveis. A ideia é que elas se adaptem melhor a novas regulações e, com isso, atraiam mais o interesse do mercado. Assim, investir em alternativas ligadas à sustentabilidade poderia trazer maior segurança.

Além disso, focar em investimentos ESG é uma forma de alocar seus recursos com propósito. Mais que obter rendimentos financeiros, é possível apoiar iniciativas que ajudem a proteger os recursos naturais, a sociedade e o ecossistema de negócios.

Quais são alternativas de investimentos sustentáveis no mercado?

Ao pensar em investir com foco em ESG no Brasil, vale a pena saber que há muitas alternativas disponíveis — tanto na bolsa de valores quanto fora dela. Existem escolhas para diferentes perfis de investidor e objetivos, então é importante conhecer as características de cada uma delas.

Na sequência, veja quais são os principais investimentos sustentáveis e entenda como funcionam!

Ações de empresas sustentáveis

A compra de ações de companhias que atendam aos critérios de sustentabilidade empresarial é um dos caminhos que você pode adotar na composição da carteira de investimento. Essa é uma forma de participar dos resultados de negócios que operam com foco no desenvolvimento sustentável.

Para encontrar as empresas do Brasil com foco ESG, é possível selecionar aquelas que fazem parte de índices de sustentabilidade da bolsa de valores, por exemplo. As companhias são selecionadas por atender a questões como responsabilidade social, atuação ambiental ou classificação de governança da B3.

Você também pode focar em empresas que tenham selos e certificações verdes, concedidos por autoridades internacionais de avaliação. Em todos os casos, saiba que é possível ter uma carteira focada em sustentabilidade com negócios de diferentes mercados e portes. Interessante, não é?

Fundos de investimento com estratégia ESG

Outra oportunidade do mercado financeiro envolve os fundos de investimento que adotam estratégia ESG. Vale notar que essa não é uma classificação à parte e, sim, um direcionamento para a alocação de recursos por parte do gestor responsável.

É o caso de um fundo de ações que adote a abordagem ESG. Nesse cenário, o gestor focará em compor um portfólio formado, prioritariamente, por ações de empresas que sejam consideradas sustentáveis.

Também há fundos de renda fixa com essa proposta, bem como fundos multimercado, que podem apresentar estratégias diversificadas quanto aos ativos. Assim, é possível ter acesso a alternativas ESG de maneira mais simples. Além disso, você conta com a praticidade do gerenciamento profissional do fundo.

ETFs de índices ESG

Os exchange traded funds (ETFs) também são fundos de investimento, mas têm um funcionamento diferente. Eles são conhecidos como fundos de índice e focam em replicar a carteira teórica de um indicador de mercado. Nesse caso, o índice pode estar relacionado com os fatores ESG.

Entre as possibilidades, você poderá encontrar, por exemplo, o ISUS11. Esse é um ETF que replica o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), um dos principais indicadores da bolsa de valores brasileira.

Como as cotas dos ETF são negociadas na bolsa, se tornam também uma maneira prática de investir diretamente pelo home broker do banco de investimentos que você utiliza para investir.

Títulos verdes

Os investimentos sustentáveis apresentados até agora são, em sua maioria, de renda variável, certo? Porém, também é possível direcionar a decisão de investimento para ativos de renda fixa que focam na sustentabilidade.

Entre as alternativas, estão os títulos verdes ou green bonds. Eles são emitidos por empresas sustentáveis ou que buscam financiar iniciativas ligadas à sustentabilidade.

É o caso de um green bond emitido por uma empresa que espera captar recursos para passar a utilizar energias renováveis. Ou companhias que deseja desenvolver uma tecnologia limpa, por exemplo.

A rentabilidade varia com cada título, podendo ser prefixada, pós-fixada ou híbrida. Os prazos de resgate e a liquidez também apresentam condições variadas. Então avalie todas as características antes de investir, combinado?

Com esses investimentos sustentáveis, você pode deixar a sua carteira mais focada em aspectos ambientais, sociais e de governança. Porém, é preciso ter atenção para que as escolhas estejam alinhadas ao seu perfil e aos seus objetivos financeiros.

Escolher os investimentos ESG, focados na sustentabilidade, pode ser uma forma de expor seu capital a riscos diferentes. Quer saber mais? Aproveite para conferir 6 benefícios de diversificar sua carteira de investimentos!

Fale com a Lotus