Skip to main content

O agronegócio é um dos setores que mais movimenta capital na economia brasileira. Por isso, ele costuma ser uma alternativa para investidores que buscam novas oportunidades de rentabilizar seu capital e diversificar sua carteira de investimentos.

Com intuito de facilitar o acesso a esse mercado, surgiu a modalidade de fundo de investimento em cadeias produtivas agroindustriais (Fiagro). Ele é um veículo coletivo disponível na bolsa de valores do Brasil, a B3.

Quer entender como funciona essa modalidade? Acompanhe a leitura para conhecer os fundos de investimentos em cadeias produtivas agroindustriais!

O que é um fundo de investimento?

Para facilitar seu entendimento sobre o Fiagro, é importante conhecer o funcionamento dos fundos de investimentos, não é mesmo? Afinal, embora esses veículos possam se dividir em diversos tipos, há elementos comuns a todos.

Assim, os fundos de investimentos são um tipo de veículo financeiro coletivo. Ou seja, ele permite a participação de diversos investidores. A participação nesses fundos acontece por meio da aquisição de cotas.

Desse modo, o investidor não adquire diretamente ativos, títulos ou derivativos do mercado. Na prática, ele está comprando o acesso aos resultados do fundo. Desse modo, é possível se expor a uma cesta diversificada.

Entre as principais vantagens que os fundos de investimento apresentam, podemos destacar a gestão profissional. Isso significa que há uma equipe responsável por monitorar o mercado e mover o patrimônio do veículo. Logo, existe maior praticidade aos cotistas.

Todas as escolhas da gestão acontecem de acordo com a estratégia do fundo. E ela é apresentada já no momento que ocorre o lançamento no fundo no mercado. Além disso, é durante essa etapa de lançamento que o veículo levanta os recursos para estruturar o portfólio.

Também vale destacar que os fundos contam com a presença de um administrador. É ele o responsável por constituí-lo e por garantir que a gestão está agindo de acordo com a estratégia e o funcionamento do veículo, atendendo às regras do mercado.

Ademais, os fundos de investimentos se diferenciam entre si de acordo com o mercado ao qual estão expostos. Fundos de ações (FIAs), por exemplo, priorizam o investimento em empresas de capital aberto. Por sua vez, fundos de renda fixa focam em produtos presentes nessa classe.

O que são fundos de investimento em cadeias produtivas agroindustriais?

Agora que você entendeu o que são fundos de investimentos e como eles funcionam, pode conhecer os veículos ligados ao agronegócio nacional. Afinal, esse é um dos tipos de fundos existentes — e acompanha especificamente esse setor central na economia brasileira.

Apenas no ano de 2021, o produto interno bruto (PIB) do agro brasileiro quase atingiu a marca de 2 bilhões de dólares. Tal montante representou cerca de 30% de todo o PIB nacional do mesmo período — que superou os 7 bilhões de dólares.

A partir desses números, muitos investidores veem potencial no setor agro e buscam alternativas para se expor a ele. Assim, esse mercado pode ser vantajoso para a diversificação do portfólio e para expandir o potencial de rentabilidade da carteira.

Os fundos de investimento em cadeias produtivas agroindustriais foram criados exatamente com o objetivo de facilitar o acesso dos investidores ao mercado agro. Assim, eles se apresentam como uma nova alternativa de exposição a esse setor para os investidores.

Também conhecidos como Fiagro, eles surgiram com a Lei nº 14.130, de março de 2021. A regulamentação por parte da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aconteceu em agosto do mesmo ano.

Desde então, os Fiagro estão disponíveis para todos os investidores na bolsa de valores brasileira. Portanto, pessoas físicas, jurídicas e até investidores internacionais podem adquirir cotas desses fundos, conforme seu interesse.

Desse modo, os veículos cumprem o intuito de ser um mecanismo de captação de recursos para o desenvolvimento da agricultura e pecuária brasileira. Antes dos Fiagro, o investimento nesses mercados estava mais restrito a investidores institucionais.

Como o Fiagro funciona?

Como você viu, os fundos de investimento em cadeias produtivas agroindustriais são uma alternativa para a captação de recursos para o mercado. Já em relação aos investidores, eles podem trazer vantagens pela exposição ao agro. Para isso, é necessário entender como eles funcionam.

A operação desses veículos segue a mesma lógica dos demais fundos de investimento negociados em bolsa. Ou seja, o veículo faz uma oferta pública inicial (IPO) de suas cotas para conseguir capital e estruturar seu portfólio.

Desse modo, os gestores dão início à gestão dos investimentos após o processo de captação de recursos. Como o Fiagro é um fundo ligado ao agronegócio, as alternativas escolhidas precisam estar presentes nesse mercado e na cadeia produtiva.

De maneira mais comum, existem três diretrizes que os fundos Fiagro podem seguir em relação à composição da carteira. Uma delas envolve o investimento em imóveis utilizados para produções rurais. Ademais, também é possível aplicar em direitos creditórios com lastro no agro ou mesmo realizar o investimento direto em empresas.

Vale saber que o funcionamento do Fiagro foi inspirado nos fundos imobiliários (FIIs) — veículos coletivos que investem no mercado de imóveis. Porém, foram feitas adaptações para atender às características do agronegócio brasileiro.

Outra informação relevante é que os cotistas desses veículos podem receber dividendos. No entanto, diferentemente do que acontece com FIIs, a distribuição dos proventos não é obrigatória. Geralmente, o foco do Fiagro está na valorização das cotas no longo prazo.

Como é a composição da carteira do fundo?

Como vimos, existem diversas alternativas de investimentos disponíveis para os fundos de investimento em cadeias produtivas agroindustriais. Por isso, esses veículos se dividem em diferentes categorias, de acordo com a composição do seu portfólio.

Conheça a seguir!

Fiagro-FIDC

A sazonalidade no faturamento é uma das principais características de diversas empresas do agronegócio. Afinal, os ganhos na produção agro muitas vezes acontecem apenas em períodos de safra. Logo, o lucro se concentra em meses específicos do ano.

Desse modo, muitas companhias buscam estratégias para antecipar recebíveis com o intuito de manter um fluxo de caixa saudável nos períodos fora da safra. Assim, os títulos atrelados a direitos creditórios cumprem uma função importante no mercado agropecuário.

Eles podem ser benéficos para empresas que precisam de recursos para manter sua operação no período de entressafra. Com isso, o Fiagro-FIDC é um dos tipos mais comuns nos fundos. Ele investe em títulos de renda fixa lastreados em recebíveis da agricultura e pecuária do Brasil.

Fiagro-FII

Outra forma de investimentos dos fundos do agronegócio é em ativos imobiliários do setor. Os gestores podem, por exemplo, investir em terras agrícolas, terrenos ou imóveis que podem ser locados ou vendidos para companhias desse mercado.

Essa modalidade pode ser interessante para aqueles investidores que enxergam potencial no mercado imobiliário e no agronegócio. Desse modo, eles conseguem aliar os dois investimentos de uma forma mais prática e acessível.

Fiagro-FIP

Como você viu, um fundo de investimento em cadeias produtivas agroindustriais também pode investir diretamente em empresas desse mercado. Para isso, os gestores do Fiagro-FIP adquirem participação nas companhias.

Essa classe do Fiagro apresenta vantagens tanto para a empresa que recebe o investimento quanto para os cotistas. Para as companhias, vale destacar como benefícios a injeção de capital e o suporte que a gestão do veículo pode prover em sua administração.

Para os cotistas do fundo, essa modalidade pode ser interessante por permitir a exposição a empresas do mercado agro de forma mais prática. Desse modo, caso elas se desenvolvam, podem valorizar as cotas do veículo — bem como gerar lucros em uma futura venda dessa participação.

Qual a rentabilidade do Fiagro?

Você entendeu que as cotas dos fundos Fiagro são negociadas na bolsa de valores do Brasil, não é mesmo? Isso faz desse veículo um investimento de renda variável. Portanto, não existem garantias de resultados positivos e a rentabilidade não é previsível.

Contudo, é possível saber mais sobre a lógica de rentabilidade ao conferir a classificação do veículo. Além disso, o potencial de rendimentos também está ligado ao fato de o fundo ser mais ou menos exposto à volatilidade do mercado — a depender da composição do seu portfólio.

Os fundos ligados à participação em empresas e ao mercado imobiliário, por exemplo, costumam ser alternativas mais voláteis e com mais riscos envolvidos. Em contrapartida, o potencial de ganhos para os cotistas também pode ser maior.

Por sua vez, os Fiagros que compõem o portfólio com direitos creditórios podem ser veículos mais estáveis. Como os títulos que recebem o investimento do fundo estão presentes na renda fixa, é possível que o Fiagro-FIDC apresente certo grau de previsibilidade.

Ainda em relação à análise da rentabilidade, é indispensável destacar o papel que os períodos de safra podem desempenhar nesses fundos. Dessa maneira, é preciso ter atenção a esses momentos — visto que podem impactar a rentabilidade do veículo.

Fique atento, ainda, à possibilidade de os fundos de investimento em cadeias produtivas agroindustriais fazerem repasses de dividendos. Como você viu, há Fiagros que pagam proventos e, em muitos casos, os investidores podem usá-los em estratégias para obtenção de renda passiva.

Quais são as vantagens e os riscos desse tipo de fundo?

Agora que você conheceu os principais pontos relativos ao funcionamento do Fiagro, é importante entender as vantagens e desvantagens da modalidade antes de investir, não é?

Confira quais são elas!

Vantagens

Como vimos, os Fiagros estão expostos a um dos setores mais relevantes da economia do Brasil. Dessa maneira, eles podem ser positivos para investidores que buscam uma oportunidade mais prática e acessível nesse mercado.

Também é importante ressaltar o papel da gestão. Como o veículo conta com profissionais qualificados administrando o portfólio e conduzindo as movimentações, os cotistas podem usufruir de maior comodidade.

Além disso, diversas empresas do agronegócio brasileiro têm operações em outros países e geram receita em dólar. Desse modo, o Fiagro pode ser uma alternativa para a diversificação internacional da sua carteira de investimentos.

Riscos

Contudo, a modalidade também apresenta riscos e características que podem ser desvantajosas. Em primeiro lugar, vale lembrar que, como um investimento em renda variável, esses veículos não garantem lucros.

Outro ponto importante é a sazonalidade do setor. Como o mercado é, muitas vezes, dependente das safras, isso significa que o investidor poderá enfrentar períodos com menor potencial de retorno.

Além disso, o agronegócio é suscetível a oscilações internacionais. Uma crise global de commodities, por exemplo, pode impactar negativamente os investimentos. Ademais, a cotação de outras moedas e o clima também podem apresentar riscos ao setor.

Vale a pena investir em Fiagro?

Compreendeu as vantagens e desvantagens desses fundos de investimento? Após conhecê-las, você pode estar se questionando se esse investimento vale a pena, não é mesmo?

Saiba o que considerar para tomar essa decisão!

Perfil de investidor

Primeiramente, você deve entender se o investimento em Fiagro apresenta alinhamento com seu perfil de investidor. Ele se refere à sua tolerância aos riscos. Assim, o conhecimento do perfil ajuda a encontrar as alternativas mais adequadas para sua carteira.

Objetivos financeiros

Após identificar o seu perfil, você precisa avaliar se o Fiagro atende aos seus objetivos financeiros. Afinal, eles servem como pontos norteadores para toda a sua jornada de investimentos. Por isso, é importante estabelecer metas e prazos para entender se os fundos combinam com sua estratégia.

Funcionamento do mercado

Também é indispensável que você estude sobre o funcionamento do agronegócio nacional. Embora ele seja um dos setores centrais para a economia brasileira, não há uma garantia de sucesso ao investir nele.

Dessa maneira, você deve buscar entender o potencial e conhecer as principais perspectivas de crescimento, além de considerar os riscos. Essa compreensão é importante para assegurar maior assertividade em seu aporte.

Como investir em um fundo do tipo Fiagro?

Como você já sabe, os fundos de investimento em cadeias produtivas agroindustriais estão disponíveis para negociação da bolsa de valores. Por isso, é preciso ter conta em um banco de investimentos que dê acesso a esse ambiente.

A negociação das cotas acontece por meio do home broker. Essa plataforma permite que investidores operem na bolsa e negociem ações, FIIs, Fiagros e outras possibilidades disponíveis no ambiente.

O próximo passo é conhecer quais são os Fiagros disponíveis para a negociação e como cada um deles funciona. Aspectos como a classificação do veículo, a estratégia de movimentação e as taxas são elementos indispensáveis para sua avaliação.

Depois, você pode fazer uma busca na bolsa por aqueles que mais se alinham com sua estratégia. Para isso, utilize o ticker ou código de identificação do fundo. Então basta emitir uma ordem de compra com a quantidade de cotas desejadas.

Como vimos, investir em um fundo de investimento em cadeias agroindustriais garante exposição a um dos mercados mais relevantes da economia brasileira. Portanto, se você tem interesse no setor, é importante entender como esse veículo funciona.

Quer contar com suporte de profissionais qualificados para ficar mais próximo dos seus objetivos? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar!

Fale com a Lotus