Skip to main content

Para tomar melhores decisões de investimento é preciso conhecer as alternativas do mercado e alocar seu capital de acordo com as suas necessidades. Aqui, o fundo exclusivo surge como uma opção que pode ser interessante para os investidores qualificados e de grande porte.

Se você já conhece os fundos de investimento, não terá dificuldades em entender como essa alternativa funciona. Nesse caso, ele é feito sob medida para cada investidor. Assim, o objetivo de ganho e o nível de risco ao qual o patrimônio será exposto são decididos com o titular do fundo.

Ficou interessado no assunto e quer saber mais sobre o fundo exclusivo? Continue a leitura e entenda como esse veículo de investimento funciona. Boa leitura!

O que é um fundo exclusivo?

O fundo exclusivo é estruturado para apenas um investidor. Portanto, seu funcionamento é personalizado de acordo com os objetivos e as necessidades do cotista exclusivo. Isso também se aplica no momento de definir as políticas de investimento dos recursos.

Por ser uma alternativa bastante específica, o fundo exclusivo é acessível a poucas pessoas. O motivo é o custo de montagem e manutenção mais elevados, que torna a opção viável somente para os investidores qualificados e de maior capacidade financeira.

Aqui, um ponto importante é diferenciá-lo dos fundos restritos. Eles são destinados a investidores qualificados ou não. Ainda, podem receber aplicações de um grupo determinado que tenha vínculos entre si, como familiares ou sócios.

Portanto, os fundos exclusivos envolvem apenas um cotista, enquanto os restritos podem ter um pequeno grupo de cotistas envolvidos. Em ambos os casos, o patrimônio, que normalmente é familiar, tende a ser elevado, de forma que não é necessário haver a participação de outros investidores.

Como funciona?

Os fundos exclusivos têm o funcionamento semelhante ao de outros tipos de fundos de investimento. Portanto, eles seguem uma estratégia predefinida e contam com um gestor profissional para gerir o portfólio.

Porém, existem duas grandes diferenças. A primeira é a personalização, pois ele é desenvolvido sob medida e conta com um atendimento diferenciado. A segunda é a limitação de pessoas envolvidas, pois ele terá apenas um cotista e não é permitida a entrada de outros investidores.

Além disso, como os demais fundos, ele tem um CNPJ próprio. Assim, é possível operar como uma pessoa jurídica no mercado financeiro, trazendo mais oportunidades para a composição do portfólio.

Devido aos altos custos, como você viu, esses fundos costumam fazer mais sentido para os investidores que possuem R$ 10 milhões ou mais para investir. Dessa maneira, é possível cobrir as taxas envolvidas e contar com as vantagens dessa alternativa.

Quais são as principais características?

Para facilitar a compreensão sobre essa opção de investimento, é importante entender suas características. Mesmo que seja feito por apenas um investidor de grande porte, o fundo exclusivo ainda tem como característica a gestão profissional.

Além disso, ele conta com o administrador, que é a instituição que atua na parte operacional do fundo. Outra figura importante na estrutura é o custodiante, que registra, guarda e mantém os ativos em segurança.

Também vale destacar que existem dois tipos de fundos exclusivos: o aberto e o fechado. O primeiro permite a livre movimentação dos recursos e pode ter a incidência do come-cotas. Já no segundo, a movimentação dos recursos financeiros é limitada.

Nesse caso, são permitidos apenas alguns aportes e resgates ao ano e não há incidência do come-cotas. Em ambas as opções, a cobrança tributária segue a tabela regressiva do Imposto de Renda.

Quais as principais vantagens dos fundos exclusivos?

Depois de entender o que é, como funciona e quais são as características do fundo exclusivo, vale conhecer as suas vantagens. Afinal, ele conta com algumas particularidades que podem ser interessantes para os investidores de grande porte.

Confira alguns benefícios desse veículo de investimento:

Personalização

A primeira vantagem do fundo exclusivo é permitir que o patrimônio de uma família ou de um pequeno grupo de investidores seja administrado seguindo estratégias próprias. Dessa maneira, é possível criar o fundo de acordo com o seu perfil e objetivos.

Na prática, o veículo funciona como uma gestão personalizada de investimentos. Para viabilizar essa caraterística, a comunicação com o gestor é mais próxima do que em fundos tradicionais.

Economia

Dependendo da escolha do investidor, o fundo exclusivo permite economizar com o Imposto de Renda. Como as movimentações internas de ativos não são tributadas, é possível negociar ações, por exemplo, sem pagar custos adicionais.

Blindagem patrimonial

O fundo exclusivo também pode ser uma ferramenta de blindagem patrimonial, sendo ainda mais útil para grandes executivos ou sócios de empresas. Isso porque ele funciona com um CNPJ, desvinculando o patrimônio investido da pessoa física do cotista.

Se surgir algum problema que possa afetar o patrimônio pessoal, o fundo pode ser uma forma de proteger os recursos do investidor.

Planejamento sucessório

Planejamento sucessório é um assunto importante, principalmente para quem tem um grande patrimônio familiar. Uma das grandes vantagens do fundo exclusivo é que ele pode ser usado para facilitar a distribuição da herança.

Para isso, é possível fazer a doação de cotas para os herdeiros. O processo ocorre em vida e a partilha do patrimônio do fundo não exige inventário. Logo, ela proporciona uma alternativa mais prática e simples para realizar a sucessão patrimonial.

Como montar um fundo exclusivo?

De modo geral, é o investidor quem deve solicitar a criação do fundo exclusivo. Para isso, ele deve atender aos requisitos e definir quem serão os profissionais e instituições que trabalharão no fundo. É necessário buscar, então, o gestor de recursos, o administrador, o custodiante etc.

Depois, é preciso registrar o fundo na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e na Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA). As entidades são responsáveis por regular e fiscalizar o mercado financeiro.

Antes de montar um fundo exclusivo, você pode contar com o apoio de uma assessoria de investimentos. Os profissionais oferecem um atendimento personalizado e são capazes de auxiliar na identificação da alternativa ideal para o seu caso.

Como você viu, o fundo exclusivo pode ser uma boa alternativa para quem tem capital elevado para investir. Porém, analise as características do investimento e suas vantagens antes de tomar uma decisão. Além disso, mantenha o foco nos seus objetivos e respeite o seu perfil de investidor.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco, converse com um de nossos assessores e encontre as melhores oportunidades para a sua carteira de investimentos!

Fale com a Lotus