Skip to main content

Antes de começar a investir, existem alguns cuidados importantes a se atentar. Por exemplo, definir o seu perfil de investidor, conhecer as opções do mercado e determinar as suas metas. É preciso ter em mente que os investimentos devem estar alinhados aos seus objetivos de curto, médio e a longo prazo.

Você pensa em todos esses intervalos? Ao esperar um retorno acelerado em um curto espaço de tempo, é possível que você fique frustrado com o desempenho dos investimentos. Porém, no longo prazo, eles podem gerar resultados de alta performance na sua carteira.

Neste artigo, você entenderá o que são investimentos a longo prazo e qual é a importância deles para a sua vida. Confira!

O que são investimentos a longo prazo?

Ao pensar nos prazos dos investimentos, devemos levar em consideração o perfil, os objetivos e a estratégia dos investidores. Normalmente, quem investe com foco em um horizonte mais longo pensa em consolidar uma boa base para o futuro.

Os investimentos a longo prazo podem, portanto, ser classificados como aqueles que têm vencimentos extensos e visam a construção de patrimônio. Em geral, são destinados a objetivos que serão realizados em períodos acima de 5 anos.

Assim, esse tipo de investimento é importante para quem quer ter uma renda na aposentadoria ou deseja atingir a liberdade financeira, por exemplo.

Como eles funcionam?

Tradicionalmente, os brasileiros têm receio em fazer investimentos a longo prazo. Existem dois motivos principais para isso: a cultura do imediatismo e as incertezas econômicas do nosso país.

Entretanto, investir dinheiro em ativos que proporcionam uma remuneração a longo prazo significa se preocupar com o seu futuro. Na renda fixa, por exemplo, os investimentos com vencimentos mais amplos funcionam com o que chamamos de juros sobre juros.

Significa que um percentual de juros é aplicado ao capital no fim de cada ciclo de investimento. Com a ação dos juros compostos, o retorno financeiro pode aumentar a cada ano. Já na renda variável, a economia real tende a crescer e se fortalecer em períodos maiores.

Quem mantém ações de boas empresas na carteira, por exemplo, pode lucrar de duas formas no longo prazo. A primeira é com o recebimento de proventos, que são parte do lucro do negócio distribuída aos investidores. A segunda é com a valorização e posterior venda dos papéis.

Mas, para entender como os investimentos a longo prazo podem se alinhar ao seu perfil e aos seus objetivos, é importante conhecer as características deles.

Confira algumas particularidades que merecem destaque:

Riscos

O longo prazo permite ter mais tempo para recuperar eventuais perdas e manejar os riscos dos investimentos. Outro ponto importante, principalmente para quem investe em renda variável, é que as oscilações diárias do mercado não exercem tanta influência sobre a carteira.

Afinal, a tendência é que boas empresas se consolidem ao longo do tempo, mesmo com contratempos no curto prazo.

Maturação do investimento

Alguns investimentos oferecem a oportunidade de retorno em prazos curtos, mas eles costumam ser menores. Isso porque é mais comum que se precise de maior tempo de amadurecimento. É assim que ocorre a consolidação dos resultados, ajudando a construir o patrimônio.

O investimento em ações é um exemplo que precisa passar por maturação. Ao comprar papéis de uma empresa na bolsa, é importante ter em mente que leva um intervalo significativo para que o resultado seja consolidado.

Com isso, o potencial de retorno aparece, especialmente, no longo prazo. Pense em alguns dos maiores investidores do mundo, como Warren Buffett. Em geral, suas estratégias focaram no longo prazo para que eles pudessem alcançar seus resultados.

Rentabilidade

Como você viu, em geral, quanto mais tempo o dinheiro fica investido, mais ele terá o efeito dos juros compostos ou da economia real. Além disso, você terá mais tempo para fazer aportes e construir patrimônio. Assim, os resultados podem ser muito positivos.

Além de pensar na construção do patrimônio, também é importante considerar a rentabilização da sua carteira. Em determinados cenários, as condições econômicas apresentadas podem não ser tão proveitosas para certos investimentos.

É o caso quando a taxa Selic está em baixa. Na situação, o retorno da renda fixa diminui, principalmente em títulos com prazos menores. Assim, se o objetivo é aumentar a rentabilidade da carteira, pode ser interessante buscar alternativas com prazos mais longos.

Gerenciamento da carteira

Outra característica dos investimentos a longo prazo é a maior simplicidade no gerenciamento da carteira. Afinal, embora você ainda precise acompanhar o seu portfólio, não será necessário fazer operações de compra e venda com tanta frequência.

Exemplos de investimentos a longo prazo

Para investir com foco no longo prazo, existem oportunidades tanto na renda fixa quanto na variável. É possível, até mesmo, escolher mais de um investimento para diversificar a carteira.

Confira algumas opções:

Importância dos investimentos a longo prazo

Muitas pessoas já estão ficando atentas para a importância de investir. Essa é uma forma de melhorar sua qualidade de vida, pois o dinheiro passa a render e trabalhar por você. Investimentos feitos de maneira alinhada aos seus objetivos e expectativas favorecem a realização de sonhos.

No entanto, muitos investidores ainda não montam uma carteira de acordo com as metas e prazos. É comum ter objetivos mais rápidos e outros que focam no futuro mais distante, como pagar a faculdade dos filhos, certo?

Então, é claro que precisamos escolher os investimentos de acordo com esse aspecto. Ao dinheiro da forma correta, você aumenta a chance de aproveitar a disponibilidade de recursos para alcançar objetivos específicos.

Assim, alguns investimentos são mais indicados para planos de curto prazo, como reserva de emergência ou situações que acontecerão em breve. Por sua vez, outros investimentos são mais adequados para o longo prazo, com horizonte mais amplo e distante.

No mercado, é possível encontrar ativos e produtos financeiros mais adequados para as duas situações, como você viu. Cabe destacar que não existe o melhor ou pior investimento, mas sim aquele que é mais adequado ao seu perfil e objetivos.

Agora que você sabe mais sobre os investimentos a longo prazo, pode entender que investir não é sinônimo de adquirir riqueza de forma rápida. Mesmo que você tenha uma tendência mais imediatista, é fundamental pensar no futuro para alcançar objetivos longínquos!

Gostou do conteúdo? Complemente a leitura e conheça as vantagens de investir com um assessor de investimentos!

Fale com a Lotus