Skip to main content

Você já deve saber que as escolhas de investimentos devem ser baseadas em critérios consistentes para que o seu dinheiro realmente trabalhe para você. E, entre as diferentes estratégias de investimento, o modelo goal-based investing tem chamado atenção nos últimos anos.

Essa metodologia traz uma nova visão para os aportes financeiros e suas funções. Com características específicas, também traz outras vantagens que devem ser consideradas por quem pretende rentabilizar os próprios recursos.

Quer saber se vale a pena aplicar o método goal-based investing no seu dia a dia? Então conheça o GBI e descubra o que ele pode oferecer a você!

O que é o goal-based investing?

A metodologia goal-based investing – ou investimento baseado em objetivos, em tradução livre – é uma nova abordagem para planejamento dos aportes financeiros. Por meio do método, o sucesso não é medido pela rentabilidade líquida dos investimentos, e sim pela capacidade do investidor em alcançar seus objetivos financeiros ou pessoais.

No GBI, um investidor pode ter um rendimento menor na comparação com outras possibilidades e, ainda assim, ser mais bem-sucedido. Basta que ele esteja mais perto de atingir as próprias metas. O foco, portanto, está no que se realiza e não, necessariamente, no quanto se ganha.

Quais são as suas principais características?

Para entender o funcionamento dessa estratégia de alocação de recursos, é fundamental compreender como ela é composta. Nesse sentido, uma das suas principais características envolve a definição de objetivos específicos.

É nesse momento em que você estabelece quais são os seus sonhos e em quanto tempo espera alcançá-los. Isso pode significar pensar em comprar uma casa, trocar de carro, abrir o próprio negócio ou se aposentar, por exemplo.

Em seguida, é o momento de planejar como compor a carteira de investimentos rumo a esses resultados. Como você viu, a tomada de decisão tem como prioridade a realização de sonhos e não a conquista de máxima rentabilidade.

Logo, o mais relevante deixa de ser otimizar o retorno a todo custo e passa a ser atingir os objetivos específicos. Percebeu a diferença dessa estratégia?

Essas características transformam o caminho percorrido na alocação de recursos, pois alteram a lógica de investimento.

O que esse método oferece aos investidores?

Um dos pontos mais marcantes que o GBI consolida é a adaptação completa aos seus objetivos financeiros e aos seus sonhos. Ele permite que você tenha liberdade para realmente buscar o que faz sentido para a sua realidade.

Além disso, ele transforma o dinheiro, os investimentos e o retorno em um meio e não em um fim em si mesmo. Ou seja, a intenção ao investir não é ganhar o máximo possível ou multiplicar o patrimônio de uma só vez. Na prática, o investimento se torna um veículo para realizar sonhos.

Essa é uma proposta que transforma a relação com os produtos financeiros e mesmo com o dinheiro. O planejamento financeiro, a economia para aportes mensais e a inclusão de um ativo em sua carteira ocorrem pela busca dos objetivos pessoais.

Não se investe simplesmente para fazer o dinheiro trabalhar para você e trazer rentabilidade. Cada aporte tem um objetivo específico, visando alcançar metas pessoais de curto, médio e longo prazo. Bastante interessante, não é mesmo?

Como os objetivos são definidos?

Sabendo que o goal-based investing é orientado pelos objetivos, é preciso saber como defini-los do modo correto.

Primeiramente, você deve entender que é natural ter mais de um objetivo, com prazos e características diferentes. Há diversos aspectos da vida que exigem recursos, então faz sentido ter múltiplos interesses.

Porém, é necessário saber identificá-los. Por isso, os objetivos precisam ser claros e específicos, como comprar uma casa ou pagar a faculdade dos filhos. Como você viu, eles também devem ser mensuráveis, relevantes e associados a um período de tempo (curto, médio ou longo prazo).

Além de tudo, é preciso priorizar objetivos – e prazos – realmente alcançáveis. Ou seja, você deve conhecer sua realidade financeira e entender o que é possível economizar e aportar. Assim, os objetivos financeiros e pessoais passarão a direcionar o planejamento.

Quais as diferenças desse para outros métodos?

Apesar de bastante interessante, goal-based investing não é a única metodologia disponível para fazer investimentos. Há como, por exemplo, tomar montar uma carteira apenas com base na análise de perfil.

No caso, você deve identificar se o seu perfil de investidor é conservador, moderado ou arrojado, a partir da sua tolerância ao risco. A partir desta informação, é comum que se sugira um percentual específico para cada pedaço da carteira.

Entretanto, um dos maiores problemas de métodos que não consideram os objetivos individuais do investidor é justamente a ausência de personalização. Afinal, escolher investimentos alinhados ao seu perfil é importante, mas apenas ao considerar suas metas é possível compor um portfólio único, pensado para você.

Com o goal-based investing, por outro lado, toda a estratégia é definida de modo personalizado e de acordo com as suas necessidades. A partir dos seus objetivos é possível escolher investimentos dentro do seu perfil, relacionado ao prazo adequado e com a expectativa de um retorno positivo.

Por que realizar aportes segundo o goal-based investing?

Você viu que o goal-based investing é uma metodologia que pode trazer inúmeras vantagens aos investidores. E a principal delas está relacionado à customização que ela pode oferecer.

Não é preciso se limitar a classificações pré-concebidas. Em vez disso, pode basear sua decisão de investimento nos seus sonhos. Assim, mais que apenas buscar o aumento de patrimônio, é uma forma de dar propósito e significado real para o uso do seu dinheiro.

Além disso, o GBI ajuda no alinhamento de expectativas. Ele pode deixá-lo mais confortável com a própria carteira de investimentos. Você não precisará correr mais riscos que o necessário, por exemplo, já que determinados objetivos não demandam maiores risco.

Assim, adotar essa metodologia pode ser uma solução eficiente para realizar seus principais sonhos. Será possível ter mais conforto, segurança e/ou satisfação quanto ao uso do dinheiro, que servirá para concretizar seus planos.

Ainda assim, ela não significa deixar a rentabilidade de lado. Seu dinheiro continuará sendo investido e rentabilizado. Será possível encontrar rendimentos interessantes, dentro do plano que faz sentido para cada meta sua – e com melhor manejo de risco.

Portanto, se você ainda não utiliza o GBI para fazer seus investimentos, vale a pena considerar este método a partir de agora. E, se tiver dúvidas sobre o assunto, não deixe de entrar em contato com a equipe da Lotus Capital.

Gostou de conhecer o método goal-based investing e descobrir um novo caminho para compor seu patrimônio? Então compartilhe o post nas suas redes sociais e mostre a alternativa para mais pessoas.

Fale com a Lotus