Skip to main content

Apesar de ser uma alternativa do mercado financeiro, muitas pessoas ainda não sabem o que é um fundo multimercado. Esse é o seu caso?

Trata-se de uma modalidade que apresenta uma lógica de funcionamento diferente dos outros fundos de investimento que estão disponíveis no mercado financeiro — o que pode torná-la interessante.

Nesse cenário, uma das principais características desse tipo de fundo está em não ter de cumprir com uma regra pré-estabelecida para a alocação de capital. Assim, ele garante uma maior liberdade na definição de sua estratégia.

Quer conhecer os principais detalhes de um fundo multimercado? Então continue a leitura!

O que são fundos de investimento?

Antes de entender o que é o fundo multimercado, é válido compreender o que são os fundos de investimento. Eles consistem em um veículo coletivo que permite que investidores com objetivos similares se unam — mesmo que não se conheçam.

Assim, o investidor não compra ações, títulos ou derivativos do mercado financeiro. Com fundos de investimento, ele adquire cotas de participação em um veículo. O fundo, por sua vez, conta com a presença de um gestor que investe de acordo com a estratégia pré-estabelecida.

Os fundos de investimentos se dividem de acordo com seu portfólio. Fundos de ações (FIAs), por exemplo, investem em empresas de capital aberto. Já os fundos imobiliários (FIIs), tem como foco o mercado de imóveis. Por outro lado, o fundo multimercado têm maior liberdade.

Como funciona um fundo multimercado?

Como você entendeu, o fundo multimercado consiste em um tipo de fundo de investimento. Todavia, diferentemente dos demais, eles não precisam seguir uma regra específica para compor seu portfólio com determinado tipo de ativo — como os FIIs e FIAs.

Como seu próprio nome pode adiantar, o fundo multimercado tem autonomia para explorar as oportunidades de todas as classes de investimento. Assim, seus gestores podem compor a carteira com ativos de renda variável, títulos de renda fixa e outras alternativas — respeitando a estratégia definida.

Além das características gerais, s fundo multimercado diferencia-se de acordo com sua estratégia. Conheça os principais tipos:

  • macro: investem de acordo com cenários macroeconômicos de médio e longo prazo;
  • trading: em oposição à modalidade acima, eles priorizam estratégias de curto prazo;
  • livre: caracterizam-se por terem uma estratégia mais flexível. Assim, o planejamento pode mudar de acordo com as oportunidades que o mercado financeiro apresenta.

Quais são suas principais características?

Agora que você sabe o que é e como funciona o fundo multimercado, é interessante conhecer suas principais características. Essa compreensão sobre os detalhes a seguir será importante para que você avalie alternativas nessa modalidade para sua carteira.

Confira!

Rentabilidade

O rendimentos de um fundo multimercado pode variar bastante. Mas é comum que as alternativas definam um benchmark para ser superado. Ele pode ser, por exemplo, o Certificado de Depósito Interbancário (CDI).

Estratégia

Após conhecer o seu benchmark, outra característica central do fundo multimercado está em sua estratégia. Embora não exista uma regra para a alocação de capital desse tipo de fundo, os gestores precisam estabelecer um planejamento que guiará o seu funcionamento.

Por isso, antes de investir nesses veículos, é imprescindível que você conheça sua metodologia. Assim, será possível entender quanto do patrimônio do fundo está exposto à renda variável e quais as estratégias dos gestores para lidar com períodos de baixa, por exemplo.

Taxas e tributos

Outro aspecto importante do fundo multimercado é referente às suas taxas. A mais comum é a de administração — que será o valor usado para remunerar os gestores. Além dela, é possível que exista a incidência da taxa de performance, um bônus quando a rentabilidade supera o benchmark.

Também há impostos que incidem sobre esses veículos — como o Imposto de Renda (IR) e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). O recolhimento do IOF, porém, só acontece quando o resgate de cotas é feito antes de o aporte completar 30 dias.

O IR, por sua vez, apresenta alíquotas regressivas que variam de acordo com o prazo do fundo. Para os fundos de curto prazo, a porcentagem é de 22,5% para resgates antes de 180 dias. A partir dessa data, a alíquota é de 20%.

Para os fundos de longo prazo, as alíquotas são:

  • 22,5% até 180 dias;
  • 20% entre 181 e 360 dias;
  • 17,5% entre 361 e 720 dias;
  • 15% a partir de 721 dias.

Vale destacar que a cobrança de IR se dá pelo come-cotas. Esse processo consiste no resgate antecipado do Imposto de Renda. As alíquotas são de 20% para os de curto prazo e 15% para os de longo prazo e o recolhimento acontece duas vezes ao ano — em maio e novembro.

Quais as vantagens e riscos de investir em um fundo multimercado?

Um dos principais pontos positivos do fundo multimercado está em seu potencial de diversificação. Como eles podem alocar seu capital nas mais variadas oportunidades, o investidor pode ter acesso a um portfólio amplo com apenas um único aporte.

Em adição a isso, a atuação de um gestor também é interessante. Com a presença desse profissional, os cotistas podem encontrar uma maior praticidade para os seus investimentos.

Todavia, vale ressaltar que alguns fundos multimercados podem ter em seu portfólio ativos que não garantem retorno. Assim, é preciso considerar que existem riscos envolvidos. Ademais, as taxas e tributos que incidem sobre esse veículo podem impactar sua rentabilidade.

O que avaliar antes de investir?

Como você viu, o fundo multimercado pode ser uma alternativa interessante. Contudo, há aspectos que precisam da sua análise antes de optar por comprar as cotas de um veículo.

Primeiramente, a estratégia do fundo deve ser avaliada. Afinal, será ela a responsável por orientar todas as ações dos gestores. Portanto, conhecê-la é fundamental para assegurar que existe alinhamento com os seus objetivos.

Além disso, o histórico de resultados é outra informação necessária. Apesar de não garantir retorno positivo no futuro, entender os números que o fundo já atingiu é interessante para traçar projeções.

Também é essencial que você compreenda se esse investimento está de acordo com o seu perfil de investidor. Como o fundo multimercado varia de acordo com sua estratégia, é possível encontrar desde veículos com estratégias mais conservadoras até alternativas com direcionamentos mais arrojados.

Assim, após avaliar todos esses pontos e entender se esse é um investimento vantajoso para a sua carteira, você pode comprar as cotas do fundo desejado. Para isso, é preciso ter uma conta em um banco de investimentos. Será por meio dela que você terá acesso a essa modalidade.

Por apresentarem um funcionamento diferente dos demais veículos, entender o que é um fundo multimercado pode ajudá-lo a analisar se ele está alinhado com sua estratégia. Por isso, considere as principais características da modalidade, seu perfil e objetivos antes de tomar uma decisão.

Precisa de suporte qualificado para suas estratégias de investimento? Conte com a assessoria da Lotus!

Fale com a Lotus