Skip to main content

O mercado financeiro oferece diversas alternativas de investimentos. Dentre elas, destacam-se as ações, especialmente por conta do seu potencial de retorno. No entanto, nem todos os investidores interessados por esses papéis sabem que existem diversos tipos de ações no mercado.

Você entende, por exemplo, o que são units e como funcionam? Esse tipo de ação pode ser interessante por reunir diferentes tipos de papéis. Assim, vale a pena conhecê-las para avaliar se as units são uma boa opção para a sua carteira.

Ao continuar a leitura, você descobrirá o que são e como funcionam as units na bolsa de valores. Vamos lá?

O que são as units e como funcionam?

Para começar, é preciso entender o significado de ações e saber quais são os seus principais tipos. As ações representam uma parte do capital social de uma empresa listada na bolsa de valores brasileira. Assim, o investidor que compra esses papéis se torna sócio ou acionista dela.

Consequentemente, ele passa a ter direitos e deveres, conforme a quantidade e o tipo de ativos que possui. Nesse sentido, as ações podem ser classificadas em ordinárias (ON), preferenciais (PN) e units.

As ON dão ao investidor o direito a voto nas assembleias da companhia. Assim, quem detém esse tipo de papel pode participar das decisões do negócio. Além disso, as ações ordinárias oferecem a ele o direito ao tag along.

Esse é um mecanismo da bolsa de valores que garante ao acionista minoritário a chance de vender seus ativos por, pelo menos, 80% do preço vendido pelos sócios majoritários ao novo controlador da empresa, caso haja mudanças nesse sentido. Desse modo, ele visa proteger o pequeno investidor se houver alterações no controle companhia.

Já as PN oferecem ao acionista a preferência sobre a distribuição de eventuais proventos pela companhia. Assim, ao adquirir as ações preferenciais, ele tem o direito de recebimento de dividendos, juros sobre capital próprio e bonificação antes dos demais investidores.

Outra característica importante desse tipo de ativo é a prioridade no reembolso de capital em caso de liquidação da empresa. Ou seja, em caso de fechamento do negócio, os detentores de ações PN têm maiores chances de reaver parte do patrimônio investido na companhia — se houver montante a ser distribuído.

Além das ON e PN, há as units. Trata-se de certificados de depósitos de ações — que podem ser tanto ordinários quanto preferenciais. Desse modo, o investidor pode ter os dois tipos de papéis na carteira ao aportar em units.

Como identificar as units na bolsa de valores?

Como você viu, as units são uma espécie de pacotes compostos por diferentes tipos de ações. Para reconhecê-las na bolsa de valores, é necessário entender o conceito de ticker. Ele é o código de identificação dos ativos e derivativos negociados nesse ambiente de negociação.

O ticker é composto por uma sequência de letras e números. As letras representam o nome das empresas, enquanto os números são usados para indicar os tipos de ativos e derivativos. No caso das units, o final do código é o 11.

Contudo, é preciso atenção: nem todo ticker terminado em 11 é uma unit. Afinal, fundos imobiliários (FIIs) e fundos de índice (ETFs) também podem ter código com o mesmo final.

Quais as vantagens e desvantagens de investir em units?

Depois de conhecer as units e aprender a como identificá-las na bolsa, é a hora de saber quais as vantagens e desvantagens de investir nessa alternativa. Desse modo, será mais fácil compreender se essas ações podem ser uma oportunidade para a sua carteira.

Um dos pontos positivos de investir em units é a possibilidade de obter os benefícios das ON e PN com um aporte. Assim, quem compra esses certificados passa a ter direito a voto, tag along, preferência no recebimento de proventos e reembolso de capital em caso de falência da empresa.

Outra vantagem das units é a alta liquidez, que costuma ser maior que a dos ativos que as compõem. Isso acontece porque elas normalmente possuem um grande volume de negociações. Portanto, as units podem ser vendidas com mais facilidade.

Por outro lado, há uma desvantagem significativa que deve ser considerada pelo investidor. É a falta de liberdade na definição da composição das units. Afinal, são as empresas que decidem os tipos de papéis que compõem o pacote.

Assim, se você deseja ter mais ações ON que PN, por exemplo, mas não encontra essa possibilidade no pacote oferecido, as units podem não ser uma boa alternativa. Nesse caso, o ideal seria a compra individual de cada tipo de ação, de acordo com a sua preferência.

O que considerar antes de investir em units?

Agora que você sabe quais são as vantagens e desvantagens de investir em units, provavelmente deve estar se perguntando se vale a pena incluí-las na sua carteira, não é mesmo?

Para chegar a uma conclusão, é necessário avaliar alguns pontos essenciais. Confira!

Perfil de investidor

Como as units estão relacionadas ao mercado de renda variável, elas são consideradas investimentos de maior risco. Portanto, as alternativas tendem a ser mais adequadas para os investidores moderados e arrojados. Esses perfis têm maior tolerância aos riscos.

Objetivos financeiros

Outro ponto importante para a tomada de decisão são os seus objetivos, pois eles permitem perceber se as units se encaixam no horizonte de tempo dos seus investimentos. Nesse sentido, elas são mais indicadas para os planos de longo prazo, por reduzir os riscos associados à volatilidade no tempo.

Indicadores fundamentalistas

Por fim, toda decisão de investimento em ações deve ser embasada nos indicadores fundamentalistas. Eles são métricas financeiras que servem para analisar os resultados das empresas. Com isso, você pode ter mais segurança no investimento.

Como investir em units na bolsa de valores?

Com base nas informações apresentadas aqui, você já pode ter uma noção se o investimento em units é interessante para o seu portfólio, certo? Caso identifique que a alternativa vale a pena para você, é necessário saber como expor parte do seu patrimônio a elas.

O primeiro passo é abrir conta em um banco de investimentos. Feito isso, basta acessar o home broker — ambiente de negociações da bolsa de valores — e buscar as units de seu interesse. Na sequência, envie uma ordem de compra e aguarde a liquidação.

Depois de saber o que são units e como elas funcionam, você tem mais embasamento para avaliar se vale a pena investir nelas. Porém, lembre-se sempre de pautar suas decisões em seu perfil de investidor, objetivos financeiros e indicadores fundamentalistas para fazer uma boa escolha na bolsa de valores.

Ficou interessado em investir em units? Entre em contato conosco para conhecer as alternativas disponíveis no mercado acionário!

Fale com a Lotus