Skip to main content

Já pensou em investir no exterior sem precisar sair do Brasil? Ao descobrir o que são BDRs, você pode aproveitar essa oportunidade. Afinal, essa é uma alternativa focada em quem busca expor o patrimônio a mercados externos.

Desde 2020, esses produtos se tornaram acessíveis a todos os tipos de investidores — até então, somente investidores qualificados podiam escolhê-los no Brasil. Porém, antes de incluí-los em seu portfólio, é fundamental conhecer suas características mais relevantes.

Que tal aprender mais sobre essa alternativa? Nós, da Lotus Capital, preparamos este conteúdo explicando o que são BDRs e como investir. Confira!

O que são BDRs?

A renda variável oferece diversas alternativas de investimento, como os BDRs. Sigla para brazilian depositary receipts, o termo pode ser traduzido como “recibos depositários brasileiros”. Contudo, também são chamados de certificados de depósito em valores mobiliários.

Na prática, o BDR é um título que apresenta lastro em um ativo negociado no mercado externo. Vale saber que, quando foram disponibilizados no Brasil, os certificados eram apenas de ações. Porém, desde setembro de 2020, ele pode ser lastreado em outros ativos.

Por exemplo, também é possível encontrar BDRs de fundos de índices (ETFs) e de títulos (bonds) estrangeiros. Isso aumentou as oportunidades para os investidores que desejam se expor ao mercado internacional.

Como os BDRs funcionam?

Em relação ao funcionamento, é válido começar sabendo que os BDRs são emitidos por empresas conhecidas como instituições depositárias. Elas são as responsáveis por adquirir os ativos — que, como visto, podem ser ações, ETFs ou títulos de dívida.

Depois, eles devem ser mantidos sob custódia de um agente custodiante. Feito isso, a instituição depositária deve emitir o certificado de depósito no mercado brasileiro, atendendo às regulamentações da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Ademais, embora proporcionem a exposição ao mercado externo, os BDRs são negociados na bolsa brasileira, em reais. Um ponto importante, no entanto, é entender que quem adquire os certificados investe indiretamente nos ativos lastreados.

Logo, você não investe em determinada ação, por exemplo, mas em um certificado lastreado nela. Apesar disso, os investidores podem ter acesso aos dividendos caso a distribuição esteja prevista no BDR. Interessante, não é mesmo?

Quais os tipos de BDRs disponíveis no mercado?

Como você viu, os BDRs podem variar considerando os ativos que formam o lastro e o segmento ao qual fazem referência. Porém, há outra classificação que deve ser considerada: a que divide os BDRs em patrocinados e não patrocinados.

A diferença entre eles está na iniciativa de criação do certificado de depósito. No caso dos patrocinados, eles são criados por interesse da própria empresa, que deseja participar do mercado nacional.

Para isso, a companhia busca uma instituição depositária, que servirá como uma ligação entre o investidor e a companhia estrangeira. Os BDRs patrocinados também se dividem em níveis, do I ao III. Os certificados de nível I não exigem registro da empresa no Brasil, enquanto os de nível II e III contam com mais exigências por parte da CVM.

Já os BDRs não patrocinados são aqueles criados por iniciativa da própria instituição depositária. Então, nesse caso, o interesse não parte da companhia e ela não se envolve no processo de emissão.

Quais as vantagens do BDR?

Dependendo do seu perfil de risco e seus objetivos, o investimento em BDR pode ser uma alternativa vantajosa. Ao aprender o que são BDRs, você descobriu que eles são lastreados em ativos estrangeiros. Por conta disso, são uma escolha para quem deseja investir no exterior indiretamente.

A alternativa permite que você aproveite condições que vão além do mercado interno. Ainda, como as ações estrangeiras e outros investimentos têm um comportamento descorrelacionado ao mercado brasileiro, saber como investir em BDRs pode ser útil para a diversificação de carteira de investimentos.

Com isso, há uma diluição de riscos e, até mesmo, um aumento na possibilidade de ganhos. Outro ponto é que os BDRs permitem ter exposição a ações de empresas, fundos e títulos do exterior sem precisar sair do Brasil.

Não será necessário criar conta no exterior, passar pela conversão do câmbio ou atender às regras de outro país. Logo, pode ser uma alternativa mais prática e acessível para diversos investidores, caso se alinhe ao perfil e objetivos financeiros.

Quais os riscos envolvidos nos BDRs?

Embora apresentem pontos positivos, os BDRs também têm riscos que devem ser analisados. Como são da renda variável, há o chamado risco de mercado, que existe diante da oscilação de preços de negociação que pode ocorrer.

Como os BDRs estão ligados a ativos estrangeiros, também apresentam riscos atrelados à variação cambial e até ao desempenho do mercado externo.

Outro ponto importante é que alguns BDRs são relativamente novos, o que faz com que a liquidez seja menor. Ao mesmo tempo, é possível gerenciar os riscos por meio da diversificação de carteira de investimentos — desde que sejam compatíveis com o seu perfil.

Quais as diferenças entre ADR e BDR?

Ao falar no investimento em BDR, é comum que essa escolha seja confundida com o ADR. O american depositary receipt funciona como um BDR, porém é ligado ao mercado norte-americano.

Portanto, é uma alternativa para que investidores dos Estados Unidos acessem ativos de outros países — exatamente como acontece com um BDR, que deriva dessa proposta. Por meio do ADR, investidores dos EUA podem acessar ativos do Brasil e de países da Europa e Ásia, por exemplo.

Como investir em BDRs?

Agora que você já conhece as características principais, é interessante saber como investir em BDRs. O primeiro passo é avaliar seu perfil de investidor, já que esses certificados podem ser mais adequados para investidores moderados ou arrojados, devido à maior tolerância aos riscos.

Também é necessário considerar seus objetivos financeiros. Os BDRs de ações, por exemplo, são beneficiados pelo longo prazo do mesmo modo acontece com o investimento direto nos papéis. Portanto, é fundamental que haja alinhamento com suas expectativas.

Depois dessa análise inicial, é preciso abrir uma conta em um banco de investimentos. Por meio dele, você terá acesso ao home broker e poderá acessar toda a lista de BDRs para escolher o mais adequado. Após decidir, confira o ticker e as informações para emitir uma ordem de compra.

Quando a liquidação for concluída, o investimento fará parte da sua carteira de investimentos. Por fim, quando você decidir se desfazer do certificado, deve-se emitir uma ordem de venda.

Agora você não apenas sabe o que são BDRs, como também entende como investir neles. Desde que estejam alinhados com seu perfil de investidor e seus objetivos, eles podem fazer sentido na composição da sua carteira de investimentos.

Quer ampliar as oportunidades para expor seu patrimônio às condições internacionais? Então conheça 4 alternativas para investir no exterior de maneira acessível!

Fale com a Lotus