Skip to main content

Quando um investidor deseja comprar títulos da dívida pública, ele recorre, no Brasil, ao Tesouro Direto. Mas será que esse mesmo investidor poderia comprar títulos da dívida americana com praticidade e segurança? Para saber como isso é possível, você precisa entender o que são bonds.

Afinal, assim como os títulos públicos são populares em renda fixa no Brasil, os bonds cumprem semelhante papel no mundo. Em especial, os bonds americanos.

Quer saber como você também pode investir nessa alternativa? Então continue a leitura e descubra o que são e como investir em bonds. Veja também o que considerar antes de tomar a decisão de investir fora do Brasil.

Confira!

O que são bonds?

Bonds são títulos de dívidas emitidas no mercado internacional por Governos e corporações. O objetivo das emissoras é arrecadar financiamento para os seus projetos. Para o investidor, tido como parte credora da dívida, a vantagem é a promessa de uma remuneração no vencimento do título.

Portanto, como existe um compromisso por obrigação (próprio significado de “bond”), esses títulos são considerados investimento de renda fixa. No Brasil, os equivalentes aos bonds são os títulos do Tesouro Nacional, no caso de títulos públicos, e as diversas aplicações privadas.

Como os bonds funcionam?

Como cada país tem suas próprias regras para emissão de bonds, a mecânica pode variar de um para outro. Mas, via de regra, um contrato de dívida sempre discrimina um valor de investimento, um vencimento e uma remuneração.

De modo geral, os bonds são compreendidos segundo o modelo dos títulos americanos. Ou seja, a aplicação pode ser emitida a partir da promessa do montante principal mais um percentual de juros até a data do vencimento.

A diferença entre o valor da dívida e o valor de sua liquidação no vencimento equivale à rentabilidade do investimento. Os bonds podem ser prefixados, com taxa fixa desde o início, e pós-fixados ou híbridos. Estes últimos devolvem uma remuneração atrelada a um indicador.

No Brasil, os principais indicadores da renda fixa são:

  • Selic — juros básicos do país;
  • CDI — Certificado de Depósito Bancário, juros praticados entre bancos;
  • IPCA — Índice de Preços ao Consumidor Amplo, que mede a inflação do consumo doméstico de maneira ampla no país.

Tipos e características

Existem diversos tipos de rendimentos relativos aos bonds, e cada configuração reflete a natureza do título emitido. Eles podem ser públicos — os chamados sovereign debts bonds (como os títulos do Tesouro), ou privados — chamados corporate bonds.

Quanto à remuneração, além do que já foi citado sobre juros fixos, flutuantes e híbridos, vale ainda destacar que certos bonds pagam os juros periodicamente — a cada trimestre, semestre ou ano.

Os principais bonds americanos têm os seguintes modelos:

  • treasury bills: títulos do Tesouro americano com vencimento em até 1 ano;
  • treasury notes: títulos do Tesouro americano com vencimento entre 2 e 10 anos;
  • treasury bonds: títulos do Tesouro americano com vencimento entre 10 e 30 anos;
  • coupon: bonds com pagamento de juros semestrais ou anuais;
  • zero-coupon: bonds que só pagam o prêmio no vencimento;
  • convertible: permitem a conversão da dívida em ações da empresa.

Como investir em bonds?

Para investir em bonds é preciso ter acesso direto ao mercado do país, direta ou indiretamente. Aos brasileiros que desejam fazer o investimento internacional, uma alternativa são os fundos de índices focados em renda fixa estrangeira — os ETFs de bonds.

Uma vantagem de se expor ao mercado internacional por meio de ETFs é sua praticidade. Além do baixo custo, para comprar cotas de um fundo de bonds no Brasil basta buscar pelo código do fundo negociado na bolsa e emitir uma ordem de compra.

Outra opção são os BDRs, recibos de depósito que estão atrelados a investimentos estrangeiros — como bonds, ações ou fundos de índice. Eles também são um meio de investir no exterior sem sair do Brasil.

Mas vale mencionar que, embora o foco esteja na renda fixa, é preciso considerar o grau de risco da negociação dos ETFs e BDRs na bolsa. Além disso, a liquidez do produto é um fator determinante para uma estratégia de investimento. Então é preciso avaliar bem cada escolha.

O que considerar antes de investir no exterior?

Agora que você sabe o que são os bonds e como investir nessa alternativa de aplicação, é importante considerar alguns pontos antes de tomar uma decisão. O objetivo é garantir que suas escolhas realmente te aproximem das suas realizações.

Confira!

Faça um planejamento financeiro

A primeira coisa que você deve avaliar antes de aplicar suas economias em qualquer investimento é considerar cuidadosamente as condições das suas finanças. Portanto, é imprescindível que você tenha um planejamento financeiro para assegurar o sucesso das suas decisões.

Sendo assim, faça um mapa do seu dinheiro, rastreando despesas e projetando orçamentos. Não deixe de traçar metas e objetivos a curto, médio e longo prazo. Acima de tudo, tenha consistência e rigor, pois isso é essencial para esclarecer suas possibilidades e facilitar estratégias.

Conheça seu perfil de investidor

Como vimos, bonds são títulos de renda fixa. Porém, sem o conhecimento adequado, pode ser arriscado investir em bonds fora do Brasil. Afinal, você estará expondo o capital a uma moeda diferente do real.

E, para se expor a eles via mercado brasileiro, é importante conhecer os riscos envolvidos — que também incluem, por exemplo, a exposição ao câmbio.

Logo, é preciso conhecer seu perfil de investidor antes de fazer seu investimento indireto em bonds. Dessa forma, você tem uma base mais segura para selecionar as melhores opções para sua carteira de investimento.

Estude o mercado e suas alternativas

Você percebeu que existem muitas formas de diversificar seu portfólio e aumentar a exposição dos seus investimentos ao mercado internacional, certo? Logo, é preciso estudar o mercado para encontrar as alternativas interessantes para sua estratégia.

Agora você sabe o que são e como investir em bonds, além do que considerar antes de tomar essa decisão. Não se esqueça de que qualquer estratégia visa aproximar você dos seus objetivos. Assim, mantenha claros os seus sonhos para assegurar as melhores escolhas sobre seus investimentos!

Que tal saber desenhar boas estratégias de investimento, que podem levar você à realização dos seus projetos? Entre em contato conosco e saiba como a Lotus pode ajudar!

Fale com a Lotus