Skip to main content

Todos os dias, somos confrontados com uma grande variedade de escolhas. Porém, existem questões que são mais importantes e demandam maior atenção. É o caso do processo de tomada de decisão ao investir.

Para fazer o seu dinheiro render, você precisa realizar escolhas estratégicas e compatíveis com as suas características. Assim, é possível aproveitar melhor seus recursos e se aproximar do alcance de objetivos, evitando erros em sua estratégia de investimento.

Para entender quais devem ser as suas prioridades, veja 8 dicas para otimizar o processo de tomada de decisão ao investir ao melhorar a sua educação financeira!

1. Conheça as etapas do processo de tomada de decisão ao investir

Investir os seus recursos é uma tarefa importante e que exige planejamento, concorda? Por isso, definir como seu dinheiro deve ser aportado requer dar alguns passos na direção do que você espera obter.

No começo, há a coleta de informações e o planejamento financeiro com foco na estratégia de investimento. A partir desse ponto, os diferentes estilos de tomada de decisão ao investir tomam caminhos distintos.

Há investidores que optam por uma análise mais completa, enquanto outros focam na comparação das oportunidades, em busca de pontos positivos e negativos. Assim, você entenderá a relevância de criar o próprio processo para tomar decisões.

2. Identifique o seu perfil de investidor

Antes de fazer qualquer escolha na hora de investir, é fundamental conhecer o seu perfil de investidor. Ele indica o seu nível de tolerância ao risco e ajuda a compreender qual pode ser o melhor investimento para as suas necessidades.

Na prática, o investidor pode ser classificado de três principais formas: conservador, moderado ou arrojado — em ordem crescente em relação ao nível de tolerância ao risco. Conhecer o seu perfil, portanto, permite direcionar as decisões, considerando os riscos de cada alternativa do mercado.

3. Considere seus objetivos financeiros

Também é necessário pensar nos seus objetivos financeiros. Independentemente do método de tomada de decisão ao investir, é importante que as escolhas sejam compatíveis com o que você deseja conquistar com o aporte.

Quando a intenção é investir na renda fixa, por exemplo, o foco do investidor costuma ser a maior segurança e liquidez. Já se quiser acumular patrimônio, pode fazer sentido correr um pouco mais de riscos para ter rentabilidade — desde que seu perfil permita isso.

Desse modo, é possível entender o que deve ser prioridade no seu processo de decisão para alcançar maior satisfação com a carteira consolidada.

4. Defina e use uma estratégia de investimento

Uma das mais importantes ferramentas para a tomada de decisão ao investir é a estratégia de investimento. É necessário considerar em qual prazo você pretende investir e quais resultados pretende obter.

Afinal, investir no curto prazo não é igual a investir no longo prazo, por exemplo. Com uma estratégia de investimento completa, você saberá quais decisões tomar com base no plano de ação definido desse modo.

Imagine que você deseja investir a reserva de emergência que já possui e também quer construir patrimônio para viver de renda futuramente. Sua estratégia de investimento, então, deverá contemplar investimentos seguros e líquidos para proteger a reserva.

Por outro lado, pode ser interessante investir em alternativas de maior risco, visando o longo prazo, para aumentar o potencial de retorno. Logo, a estratégia de investimento funciona como um mapa para que você saiba quais são os pontos críticos que podem ajudá-lo a alcançar os objetivos.

5. Esteja atento aos vieses cognitivos da tomada de decisão ao investir

É comum a ideia de que podemos fazer escolhas de forma totalmente consciente se assim desejarmos, não é? Porém, embora a tomada de decisão racional esteja entre os tipos existentes, ela é menos frequente do que você imagina. Isso acontece por conta dos vieses cognitivos.

Esses são comportamentos e atalhos mentais que costumam ser utilizados mesmo sem perceber. Com eles, você pode ficar mais inclinado a fazer uma escolha de investimento que não é a mais adequada, mas parece ser uma decisão racional.

Para evitar esse tipo de situação, é importante se munir de dados relevantes. Em vez da tomada de decisão intuitiva, você fará as escolhas de maneira apoiada, o que pode favorecer o alcance de resultados.

6. Conte com uma assessoria de investimentos

Para otimizar o processo de tomada de decisão ao investir é preciso ter informações confiáveis e consolidadas, certo? Além das suas pesquisas e do seu desenvolvimento em termos de educação financeira, também vale buscar ajuda profissional.

Uma das formas de fazer isso é procurando uma assessoria de investimentos. Afinal, os investidores são profissionais qualificados e certificados no mercado financeiro. Com isso, podem apresentar oportunidades de investimento, esclarecer dúvidas e ajudá-lo a entender o segmento.

Com esse suporte, você tem a oportunidade de receber atendimento exclusivo e o apoio de quem tem conhecimentos aprofundados no assunto. Então considere incorporar esse entendimento à suatomada de decisão ao investir para torná-la mais eficiente.

7. Tenha calma para decidir

Com uma estratégia de investimento clara e informações adequadas, você tem a chance de fazer escolhas melhores. Além de todos esses aspectos, outros dois componentes podem ajudá-lo: calma e paciência.

Desse modo, existe a chance de evitar que as decisões sejam precipitadas ou tomadas de maneira parcial, por exemplo. Também é um meio de reduzir os riscos de erros ou o impacto dos vieses. Assim, você poderá escolher com mais consciência.

8. Continue aprendendo sobre o mercado

Além de seguir os passos anteriores, tenha em mente que não basta apenas investir. Você também precisará acompanhar e rebalancear a carteira. Logo, o ideal é continuar aprendendo para ser capaz de tomar decisões cada vez melhores.

Para tanto, explore as possibilidades do mercado, entenda como funcionam e veja as estratégias para composição de carteira. Novamente, os assessores podem ajudá-lo, favorecendo a captação e a estruturação de informações.

Assim, você se mantém atualizado, tem chances de expandir seus conhecimentos e ficar mais preparado para escolher os seus investimentos. Lembre-se de que a educação financeira é um dos pilares para investir melhor em todas as fases da sua estratégia de investimento, combinado?

Com base nessas 8 dicas, é possível otimizar o processo de tomada de decisão ao investir no mercado financeiro. Ao colocar essas orientações em prática, você terá a chance de aproveitar melhor as oportunidades a favor dos resultados que espera obter!

Esse artigo foi útil para você? Para contar com o apoio de um time capacitado de assessores, entre em contato conosco da Lotus Capital!

Fale com a Lotus