Skip to main content

Na hora de investir e de cuidar do seu patrimônio, é fundamental pensar nos impostos pagos. Afinal, quanto maior for a incidência tributária, maiores são as consequências para a realização de sonhos. Para lidar com a situação de modo legal, vale a pena conhecer o que é planejamento tributário.

Por meio dessa ferramenta, existe a possibilidade de redução dos impostos, sem que nenhuma lei seja desrespeitada. Portanto, é uma alternativa que pode trazer vantagens para o seu orçamento e para a sua estratégia de investimentos.

Quer descobrir o que é o planejamento tributário e como ele funciona? Continue a leitura do post que a Lotus Capital preparou para você!

O que é planejamento tributário?

A redução dos impostos de maneira legal é possível por meio de um processo conhecido como planejamento tributário. Ele prevê a realização da chamada elisão fiscal, que consiste em diminuir a quantidade de tributos que devem ser pagos aos órgãos públicos.

Isso sem infringir nenhuma regra prevista na legislação. Portanto, esse planejamento é formado por um plano completo para o pagamento de impostos e que pode ser usado tanto por empresas quanto pessoas físicas — em especial, por investidores.

Como funciona um planejamento tributário?

Como dito, o planejamento tributário não prevê a sonegação de impostos de nenhuma maneira. A ideia é definir qual é o melhor modo de agir para viabilizar um pagamento menor pela redução dos impostos por parte do contribuinte.

Como há diversas técnicas que podem ser utilizadas, existem múltiplos tipos de planejamento tributário. Há, por exemplo, o planejamento que utiliza o que está na lei para buscar formas de pagar menos através da redução dos impostos.

Também há o planejamento que usa brechas da lei e o que não está na legislação para encontrar oportunidades de economia. Isso não é ilegal, pois a obrigação só existe para o que está claro na lei — e isso inclui o pagamento de impostos.

Além disso, há a chance de focar na prevenção. A intenção é evitar fatores geradores para que não haja a necessidade de pagar impostos. Pensando no mercado financeiro, um exemplo envolve o imposto sobre operações financeiras (IOF).

É o caso de tentar não resgatar títulos públicos do Tesouro ou outras aplicações antes de 30 dias. Afinal, a partir desse período, o IOF é zerado, o que significa que foi possível prevenir o surgimento do fato gerador — que, nesse cenário, é o resgate antes do período de isenção.

Quais são os benefícios desse planejamento?

O planejamento tributário poderá trazer vantagens para você. A primeira é, naturalmente, a redução dos impostos que serão pagos. Com isso, será preciso destinar uma parte menor do orçamento para essa questão.

Também é uma maneira de garantir que sua situação seja totalmente regular. Como o planejamento é criado a partir de uma análise que considera todas as regras vigentes e suas interpretações, você terá a certeza de estar dentro da lei.

Há, ainda, outros benefícios. Por exemplo, a sucessão patrimonial é favorecida, já que se pode evitar que o patrimônio seja dilapidado pela incidência de impostos. A realização do planejamento e de boas escolhas também favorece a consolidação e a expansão do patrimônio ao longo do tempo.

Qual é a importância do planejamento tributário para o investidor?

Além de todos os benefícios associados ao planejamento tributário, é importante entender que ele é essencial para o investidor. Se você tiver aplicações financeiras de renda fixa ou investimentos em renda variável, realizá-lo auxilia a ter uma estratégia bem-sucedida.

Afinal, com a redução dos impostos na hora da declaração, é possível ampliar a rentabilidade líquida da sua carteira de investimentos. Também é uma maneira de aumentar a disponibilidade de recursos para os investimentos futuros.

Se você paga menos impostos, seu orçamento terá uma parte maior que pode ser destinada para o mercado financeiro, certo? Portanto, cuidar do pagamento de tributos é determinante para ter resultados melhores, o que pode levar à realização de sonhos e concretização de planos com maior facilidade.

Como o planejamento tributário interfere nas decisões de investimento?

Além de favorecer os resultados dos investimentos, esse tipo de planejamento também pode ser útil para direcionar sua tomada de decisão ao investir. Por exemplo, ao fazer escolhas que ajudem na redução dos impostos, sem desconsiderar seu perfil de investidor ou seus objetivos financeiros.

É o caso de investidores da bolsa de valores que utilizam o limite de isenção de Imposto de Renda de R$ 20 mil mensais quanto à venda de ações. Assim, é possível planejar melhor as operações.

Já quem aporta na renda fixa pode se planejar para investir por mais tempo e pagar a menor alíquota da tabela regressiva de IR. Então, em vez de pagar 22,5% sobre o rendimento, é possível ter uma alíquota de 15%.

Com uma visão completa sobre o pagamento de impostos e os impactos sobre seus resultados, portanto, você pode agir para chegar a condições mais favoráveis.

Como fazer um planejamento tributário?

Para ser capaz de aproveitar os benefícios do planejamento tributário é indispensável que ele seja feito de forma estruturada, estratégica e confiável. Por isso, o ideal é contratar um profissional ou uma equipe que seja focada na tarefa.

Os profissionais dessa área começarão com um mapeamento das suas obrigações fiscais, considerando seu patrimônio, seus investimentos e outras características quanto ao uso do dinheiro. A partir disso, é possível identificar quais são as leis vigentes e como ocorre a cobrança de imposto.

É nesse momento em que são traçadas as estratégias específicas, desde a prevenção do fato gerador à aplicação de ações que ajudem a reduzir o pagamento. Ao final, será feito um plano personalizado que indica as decisões essenciais para reduzir a incidência de tributos.

Agora que você já sabe o que é o planejamento tributário, considere que os benefícios para a sua estratégia de investimento podem fazer toda a diferença. Portanto, é fundamental elaborar o seu para favorecer o orçamento e o rendimento da sua carteira de investimentos!

Percebeu como cuidar bem do próprio dinheiro pode ajudar seus investimentos? Aproveite e veja por que fazer o planejamento e controle financeiro!

Fale com a Lotus