Skip to main content

Nos últimos tempos, muito se tem ouvido falar sobre a mudança do cenário para investimentos no Brasil. Queda na taxa de juros e as altas históricas da bolsa, por exemplo, são assuntos recorrentes na mídia e é muito provável que você já tenha sido impactado por eles de alguma forma.

É provável também que tenha algum amigo ou conhecido que decidiu mudar os rumos da carreira para atuar como Assessor de Investimentos, profissão que vem crescendo significativamente no país nos últimos 02 anos. Para se ter uma ideia, apenas em 2018, o número de profissionais certificados subiu, segundo a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), em mais de 17% e a tendência é que ele siga crescendo.

Mas afinal de contas, você sabe o que faz um assessor de investimentos? Entende quais são as vantagens de contar com o auxílio de um desses profissionais para investir o seu dinheiro? É sobre isso que falaremos a seguir, confira.

O papel do Assessor de Investimentos

De forma muito simples e objetiva, o Assessor de Investimentos é o profissional responsável por auxiliar você, investidor, a tomar as melhores decisões sobre como aplicar o seu capital. Nos Estados Unidos, por exemplo, os profissionais da área são conhecidos como Advisors (ou conselheiros), já que é exatamente esse o seu principal papel.

E como todo bom conselheiro, cabe ao assessor compreender claramente quais são os seus anseios e objetivos para com os seus investimentos, qual é o seu perfil (conservador, moderado, sofisticado), apresentar as melhores opções disponíveis no mercado, acompanhar frequentemente as suas posições e, principalmente, se manter próximo à você para auxiliar em cada novo passo de sua jornada financeira.

Talvez você esteja se perguntando: “Então o assessor é como gerente de banco, certo?”.  Errado, muito errado! Mas então, quais são as diferenças?

Assessor de Investimentos x Gerente de Banco

Gerentes de banco normalmente são funcionários generalistas, cujo foco principal é a administração de contas correntes. Em sua maioria, não tem conhecimentos profundos sobre investimentos e trabalham com a seguinte meta: vender o maior número possível de produtos financeiros da instituição, o que faz com que o foco principal sejam as vendas em si e não a construção de uma carteira de investimento que gere melhores resultados para a base de clientes.

O assessor, por sua vez, é alguém que precisa, obrigatoriamente, de uma base sólida de conhecimento de mercado e atualização constante para ser capaz de avaliar e apresentar, com grande frequência, as melhores alternativas disponíveis para você investir o seu dinheiro de forma assertiva.  

Outro ponto de destaque na diferenciação entre os dois profissionais está no relacionamento. Com uma base muito grande de pessoas em sua carteira, um gerente de banco, por melhor que seja, não tem tempo nem condições de se aprofundar no relacionamento com os clientes em um nível no qual ele seja capaz de compreender efetivamente objetivos, metas e sonhos.  

O assessor, por sua vez, tem a clareza de que, sem construir laços, não é possível prestar um serviço de qualidade para seus clientes. Em essência, é na proximidade que reside o seu sucesso e prosperidade.

E como escolher um bom assessor de investimentos?

Experiência

Bem, vamos lá! A primeira coisa que você precisa compreender na hora de escolher um Assessor de Investimentos é que ele não pode ser qualquer um ou apenas um bom prestador de serviços, ele precisa ser “o cara”. E para isso, ele deve contar com um background de experiências excelentes e as melhores credenciais, que podem e precisam ser apresentadas para você logo na primeira conversa.

Proximidade

Outro ponto fundamental, que consiste em um erro recorrente com o qual nos deparamos no mercado passa diretamente pela máxima: “amigos amigos, negócios a parte”. Decidir investir com alguém porque esse alguém é seu amigo, só nos casos em que ele cumprir todos os pré-requisitos apresentados acima.

Em geral

Como dissemos no começo do artigo, nos últimos anos, o mercado de assessores entrou em evidência e com isso, acabou atraindo uma quantidade muito grande de novos profissionais aventureiros e despreparados para a função. Dentro deste contexto, a principal dica que deixamos aqui para você é: Pense muito bem na hora de escolher seu assessor de investimentos.

Busque um profissional de grande credibilidade, alguém que esteja vinculado a um bom escritório e uma instituição sólida, afinal, ele vai ser o seu grande conselheiro e precisa ser alguém em quem você confia plenamente (não só de idoneidade mas também na capacidade de tomar as melhores decisões com o seu capital).

Nós aqui da Lotus Capital, sempre tivemos uma coisa muito clara em nossa cabeça: a realidade do investidor brasileiro precisa mudar. O Brasil é um país digno de bons investidores e bons investidores precisam de bons assessores de investimentos. Por isso, trabalhamos focados em excelência, responsabilidade e sabedoria! Excelência em atendimento, responsabilidade com o seu patrimônio e sabedoria na tomada de decisão. Também por isso, contamos com profissionais com mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro e gestão de patrimônio e com o apoio do BTG Pactual, o maior banco de investimentos da América Latina.

Quer conversar com um de nossos assessores? Entre em contato conosco! Será uma grande honra conhecer a sua história e ajudar você a realizar os seus sonhos e seus objetivos.

Fale com a Lotus