Skip to main content

O mercado financeiro traz diversas oportunidades para os investidores, mas podem surgir dúvidas nessa jornada. Diante disso, é preciso conhecer as soluções para auxiliar na tomada de decisão. Esse é o caso da assessoria de investimentos.

O serviço tem um papel importante, mas nem todos os investidores o conhecem. Por causa disso, também não aproveitam os benefícios que ele pode trazer para a sua carteira de investimentos. Quer saber mais sobre como o profissional pode ajudar você?

Neste artigo você verá o que é uma assessoria de investimentos, como funciona e como pode ser útil para o investidor. Confira a seguir!

O que é uma assessoria de investimentos?

A assessoria de investimentos é um serviço prestado pelo agente autônomo ou assessor de investimentos. Ele é o profissional habilitado para dar suporte aos investidores. Porém, é necessário entender como, de fato, funciona o serviço.

Ele pode ser ofertado por pessoa física ou jurídica, que deve estar registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Isso porque é preciso realizar provas de certificação para comprovar o conhecimento necessário para exercer a função.

Além disso, saiba que o assessor de investimentos não faz recomendações sobre como investir o capital. Na verdade, o serviço funciona como um suporte, dando orientações sobre as diferentes opções do mercado.

Para tanto, ele precisa conhecer o investidor, o seu perfil e os objetivos, para oferecer um serviço personalizado. Uma questão importante sobre o tema é a gratuidade: quem paga pelo trabalho do assessor é a instituição financeira a qual ele está vinculado.

Como a assessoria de investimentos pode auxiliar o investidor?

Ainda não sabe se vale a pena contar com o serviço? Para ajudar, listamos como a assessoria de investimentos pode ajudar em sua jornada.

Acompanhe!

Identificação do perfil

Ao pesquisar dicas sobre como investir, provavelmente você verá uma indicando a necessidade de conhecer o seu perfil de investidor. Ele consegue classificar o investidor conforme a sua tolerância aos riscos e as expectativas sobre o retorno.

Assim, é a partir dessa definição que é possível identificar alternativas mais adequadas, considerando riscos, liquidez e rentabilidade. Entretanto, definir o perfil não é uma tarefa simples, pois considera diferentes características, como:

  • objetivos financeiros;
  • capacidade de arriscar ao investir;
  • capital disponível;
  • prazos desejados para o investimento;
  • renda mensal.

Um assessor de investimento consegue coletar as informações necessárias para ajudar o investidor a encontrar o seu perfil. Além disso, pode explicar melhor como cada um funciona — caso você já saiba o seu.

Ainda, em um relacionamento prolongado, também será possível identificar as mudanças. Com o tempo e o maior conhecimento sobre o mercado financeiro, é comum que o perfil se altere e a carteira precise acompanhar.

Apresentação de oportunidades

Você conhece todas as opções do mercado financeiro e acompanha as tendências? São diversos assuntos que devem ser estudados diariamente para se manter atualizado. Com isso, é comum não conhecer algumas oportunidades.

Contar com uma assessoria de investimentos facilita a tarefa e ajuda o investidor na jornada. O agente autônomo de investimento tem conhecimentos aprofundados sobre o mercado financeiro. Ademais, ele acompanha as movimentações e tendências frequentemente.

Desse modo, ele pode apresentar os investimentos adequados ao seu perfil de investidor e objetivos. Porém, vale relembrar que ele não indica investimentos, nem faz análises. A finalidade é proporcionar mais informações sobre o mercado financeiro para que você decida.

Esclarecimento de dúvidas

Continuando a ideia do tópico anterior, o assessor de investimentos fica disponível para esclarecer as suas dúvidas. Cada opção do mercado financeiro tem características específicas, que costumam trazer diversos questionamentos, como:

  • regras de tributação;
  • prazo para resgate, se houver;
  • liquidez;
  • potencial de rentabilidade;
  • riscos envolvidos;
  • taxas aplicadas.

Pesquisar todas as respostas nem sempre é fácil. E é fundamental conhecer fontes confiáveis para ter certeza de que as informações estão corretas e não cometer erros. No serviço de assessoria, o profissional esclarecerá todas as suas questões para que você não tenha dúvidas ao investir.

Auxílio para conquistar os objetivos

Uma dificuldade comum ao investir é identificar qual modalidade é mais adequada aos seus objetivos. Isso porque são muitos fatores que devem ser avaliados, como a necessidade de alta liquidez e disponibilidade dos valores ou a segurança.

Uma reserva de emergência, por exemplo, costuma ser destinada a opções que tenham proteção e liquidez, mesmo com uma rentabilidade menor. Já um investimento para aposentadoria pode ter um prazo longo e mais riscos para beneficiar a rentabilidade.

Nesse caso, é necessário considerar não apenas o seu perfil, mas as metas específicas para cada parcela do seu capital. Os erros podem gerar prejuízos, como no caso de um resgate antecipado por não entender as regras aplicadas.

Diante disso, o assessor também considera o que o cliente busca ao investir para apresentar os produtos voltados a cada meta. Se você deseja uma alternativa de longo prazo com maior rentabilidade, ele explicará as possibilidades e o funcionamento de cada uma.

O mesmo vale para outras metas, como aumentar o patrimônio, viver de renda etc. Portanto, a assessoria de investimentos oferece suporte ao investidor para conquistar os objetivos financeiros. Assim, fica mais fácil realizar suas metas.

Suporte em momentos de crise

As crises econômicas ou dificuldades pessoais podem trazer mais dúvidas sobre como lidar com a carteira de investimentos. Qual é o momento certo de vender um ativo ou resgatar uma aplicação? Saber como agir nesses casos é essencial para o seu patrimônio.

O assessor, por acompanhar o mercado, consegue oferecer suporte durante tempos de crise. Ele é capaz de entender os impactos das oscilações em cada investimento, esclarecendo as dúvidas do investidor. Com base nisso, é possível tomar decisões mais conscientes ao lidar com as adversidades.

Mais segurança para tomar decisões

Um dos grandes benefícios da assessoria de investimentos é que ela visa munir você de informações. A ideia é que o investidor aprenda sobre as opções do mercado financeiro, conhecendo seu funcionamento e outras características.

Logo, você terá uma fonte confiável de informações para aprofundar os seus conhecimentos e exercer a autonomia ao investir. Dessa forma, é possível ter maior segurança para tomar as próprias decisões e montar uma carteira personalizada.

Pronto! Agora que você já sabe o que é e como funciona uma assessoria de investimentos, considere a utilidade desse serviço no seu caso. Ele traz diversos benefícios, com suporte para esclarecer dúvidas e ajuda na composição de uma carteira adequada ao perfil e aos objetivos.

Ainda tem perguntas? Entre em contato conosco e converse com um de nossos assessores!

Fale com a Lotus