Skip to main content

Muitas pessoas deixam de realizar investimentos na bolsa de valores por acreditarem no mito de que é necessário ter bastante capital para aportar. No entanto, independentemente da quantia financeira que você tem, é possível encontrar alternativas para buscar os seus objetivos.

Ou seja, você não precisa ficar preso à rentabilidade limitada da renda fixa e pode potencializar os seus ganhos nos investimentos de renda variável presentes disponíveis na bolsa. Logo, vale a pena conhecê-los para saber se algum deles faz sentido para a sua carteira de investimentos.

Que tal aprender mais sobre o assunto? Neste artigo, preparado pela Lotus, você descobrirá quais são os principais investimentos disponíveis na bolsa de valores.

Não perca!

O que é a bolsa de valores e como funciona?

O passo inicial de quem deseja investir na bolsa de valores é entender o que é e como funciona essa alternativa, certo? Na prática, a bolsa é um ambiente onde compradores e vendedores se encontram para negociar valores mobiliários.

No entanto, não é preciso estar no prédio da B3 (a bolsa de valores brasileira) para participar das negociações. Na verdade, em 2009, o pregão ao vivo (viva voz) foi extinto e, desde então, o acesso às negociações é feito exclusivamente por meio eletrônico.

Então você pode lançar ordens de compra e vendas de ativos e derivativos negociados na B3 à distância, durante todo o pregão da bolsa. Essas ordens são organizadas nos chamados livros de ofertas, considerando o melhor preço de compra ou venda e a ordem lançada primeiro.

Sempre que o preço de uma ordem de compra casar com o preço de uma venda, a negociação é executada e processada automaticamente pela B3. A liquidação pode se dar na forma física (quando haverá a entrega do ativo) ou financeira, com o crédito ou débito relacionado à negociação.

Com plataformas cada vez mais intuitivas, investir na bolsa de valores se tornou uma tarefa bastante prática e sem complicações. E, mesmo que o investidor não queira enviar suas próprias ordens, poderá fazê-las por meio de uma mesa de operações de seu banco de investimentos.

Quais os principais investimentos disponíveis na B3?

Sabendo agora o que é e como funciona a bolsa, chegou o momento de conferir os principais investimentos disponíveis na B3. Quer saber quais são eles?

Confira!

Ações

O investimento em ações é uma das alternativas mais conhecidas do mercado financeiro. Elas representam a menor parte negociável do capital social de uma empresa. Portanto, ao investir em ações, você passa a ser um acionista e participa dos resultados e riscos do negócio.

Por lei, as companhias de capital aberto devem fazer a distribuição de seus lucros em forma de dividendos no Brasil. Logo, investir em ações pode ser uma forma de obter renda passiva no mercado. Mas tenha em mente que não há garantias, já que o pagamento depende de a organização ter lucro, combinado?

FIIs

Os FIIs ou fundos imobiliários também são opções bastante conhecidas no mercado brasileiro. Eles são veículos de investimentos formados pelo capital de diversos investidores que adquirem cotas de participação com o objetivo de investir no setor imobiliário.

A administração do patrimônio levantado pelo fundo é feita por um gestor profissional. Ele ficará encarregado pela tarefa de montar a carteira do fundo de acordo com os objetivos e estratégias que motivaram a sua criação.

Assim como as ações, os FIIs costumam fazer a distribuição dos seus lucros em forma de dividendos. A diferença é que a legislação obriga os FIIs a distribuírem, no mínimo, 95% de seus lucros a cada 6 meses. Ainda assim, muitos fundos se programam para fazer o pagamento mensal.

ETFs

Os exchange traded funds (ETFs), ou fundos de índice, também são alternativas de investimento coletivo com funcionamento semelhante ao FII. No entanto, o seu objetivo é espelhar um índice de mercado — a exemplo do Índice Bovespa (Ibovespa).

Nesse sentido, o gestor montará o portfólio do fundo com os mesmos ativos que integram a carteira teórica do benchmark escolhido. No entanto, diferente dos FIIs, os ETFs não fazem a distribuição de dividendos — eventuais proventos recebidos são reinvestidos pelo gestor.

BDRs

BDR é a sigla para brazilian depositary receipts ou certificado de depósito de valores mobiliários. Trata-se de um ativo nacional atrelado a um investimento estrangeiro — como ações, títulos públicos, ETFs, entre outros.

A sua emissão depende de uma instituição depositária que investe no exterior e mantém esses ativos junto a um agente custodiante — para que não sejam vendidos. Posteriormente, ela emite os BDRs com lastro nesses investimentos realizados e os disponibiliza na B3. Interessante, não é?

FIPs

Os FIPs são os fundos de investimento em participações. O seu funcionamento é semelhante aos outros fundos que você já viu. Contudo, nesse caso, o gestor investe em companhias abertas, fechadas ou sociedades limitadas, em fase de desenvolvimento.

As cotas adquiridas somente são resgatadas ao término do seu prazo de duração ou quando a sua liquidação é permitida em assembleia de cotistas. Os FIPs devem manter, no mínimo, 90% de seu capital em ações, bônus de subscrição ou títulos conversíveis em ações.

Fiagro

Essa é a sigla para fundo de investimento em cadeias agroindustriais. Essa alternativa garante exposição ao agronegócio brasileiro, potencializando o desenvolvimento de um dos setores mais produtivos do país.

Nesse contexto, o gestor investirá o capital do fundo em investimentos do agronegócio, como imóveis rurais ou atividades relacionadas ao setor. A renda obtida é distribuída periodicamente entre os cotistas do fundo.

Como investir nessas alternativas?

Depois de conhecer diferentes alternativas disponíveis na bolsa de valores, é preciso saber como investir nelas, não é mesmo? Para tanto, você precisará abrir conta em um banco de investimento de sua confiança.

Essas instituições são intermediárias obrigatórias das negociações de ativos e derivativos em bolsa. Além disso, elas oferecem acesso ao home broker — plataforma que insere o investidor no ambiente de negociações da B3.

Nessa plataforma, basta digitar o ticker ou código de negociação, do ativo ou derivativo desejado para visualizar seu livro de ofertas. Depois, você pode lançar uma ordem de compra ou venda, indicando a quantidade e o valor que pretende negociar.

Como você aprendeu, se houver uma contraparte interessada na proposta, o negócio será executado e processado pela B3. Por fim, basta aguardar a liquidação realizada pela bolsa em poucos dias.

Agora você conhece diversos investimentos presentes na bolsa de valores e poderá começar a avaliar se algum deles faz sentido para a sua carteira. Para isso, não esqueça de avaliar os riscos existentes e conferir se essas opções são adequadas ao seu perfil de investidor e objetivos financeiros.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas conheçam essas alternativas para investir!

Fale com a Lotus