Skip to main content

O mercado financeiro é um ambiente bastante democrático no que se refere aos investimentos disponíveis. Seja na renda fixa ou variável, existem diferentes tipos de investimentos que são capazes de atender os mais variados perfis.

Quem possui um perfil conservador — que não aceita correr riscos — costuma se interessar mais pela renda fixa. Assim, investir nela geralmente é a indicação para quem busca segurança e estabilidade ou ainda não tem muito conhecimento de mercado.

Quer aprender sobre esta modalidade e conhecer os principais investimentos de Renda Fixa? Nós, da Lotus, preparamos este conteúdo para ajudar você na sua jornada como investidor.

Continue a leitura e aprenda!

O que é a renda fixa?

A renda fixa é uma classe de investimento em que a forma de rentabilidade é conhecida desde o início. O investidor também toma conhecimento das condições gerais do investimento — como prazo, liquidez etc.

Logo, os investimentos de renda fixa são caracterizados como seguros e estáveis. Entretanto, a segurança e estabilidade oferecidas fazem com que não seja necessária uma boa remuneração para tornar o investimento atrativo. Assim, a remuneração oferecida é limitada.

Essa é uma diferença em relação à renda variável, que apresenta maior risco e maior potencial de retorno. Contudo, a renda fixa continua sendo a preferência de investidores com maior aversão ao risco ou que tenham objetivos de curto prazo e precisem de segurança e estabilidade.

Como ela funciona?

Fazer um investimento de renda fixa se assemelha à figura do empréstimo. Isso porque ao adquirir um título de renda fixa o dinheiro é destinado ao emissor do título. Em troca, ele devolverá o valor investido acrescido de um percentual de rendimento no prazo estipulado.

A remuneração paga incide sobre o capital investido, sendo chamada de juros. Assim, quanto maior o valor investido, mais retorno o investimento trará. Geralmente os juros que remuneram o investimento podem ser:

  • prefixados — representa um percentual fixo;
  • pós-fixados — reproduz indicadores financeiros como a taxa Selic (taxa básica de juros), o CDI (certificado de depósito bancário) entre outros;
  • híbrido — com taxa fixa e outra pós-fixada.

O pagamento dos juros e a possibilidade de resgate também variam entre os títulos disponíveis. Ela pode ser diária, em intervalos de meses, anos ou somente no prazo de vencimento, por exemplo. Dessa forma, para evitar surpresas, não deixe de conferir todas essas questões antes de investir.

Quais os principais investimentos de Renda Fixa?

Após ter conhecido o que é renda fixa e como ela funciona, continue a leitura para conferir os principais investimentos de renda fixa que podem compor sua carteira de investimentos.

Tesouro Direto

Os títulos do Tesouro Nacional são emitidos pelo Governo Federal. Por conta disso, são considerados os investimentos mais seguros do mercado. Isso porque dificilmente o país deixará de pagar suas obrigações financeiras para com seus credores.

Além disso, a recompra dos títulos do Tesouro Direto é garantida pelo Governo. Portanto, caso seja necessário, você conseguirá resgatar o investimento de forma antecipada. Mas em alguns casos isso pode resultar na perda da rentabilidade.

A aquisição dos títulos públicos se dá por meio da plataforma do Tesouro Direto. As opções disponíveis são:

  • Tesouro Selic: os juros estão atrelados à taxa Selic, e a rentabilidade é diária;
  • Tesouro IPCA+: os juros acompanham à inflação somado a um percentual fixo, e o pagamento dos juros pode ser semestral ou na data de vencimento do título;
  • Tesouro prefixado: a remuneração é feita com base em um percentual predefinido, e pode ser semestral ou ao final do investimento;

CDB

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um título de dívida privada emitido por instituições financeiras para cobrir suas operações. Grande parte dos CDBs remunera seus investidores com um percentual do CDI (Certificado de Depósito Interbancário), que tem valor próximo à taxa Selic.

Os prazos de vencimento dos CDBs variam e a liquidez também — alguns podem ter liquidez diária e outros apenas no vencimento. Em relação à segurança e estabilidade, há proteção do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), que remunera o investidor em caso de calote.

LCI e LCA

A LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e a LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) são títulos de crédito privado emitidos por bancos. A finalidade de sua emissão é a arrecadação de recursos para custear despesas dos segmentos imobiliário e do agronegócio, respectivamente.

Uma das principais vantagens de investir em LCI e LCA é a isenção de Imposto de Renda (IR) sobre a rentabilidade obtida. A remuneração do LCI e LCA também costuma ser por um percentual do CDI — e maiores prazos geralmente resultam em rentabilidade mais atrativa.

CRI e CRA

Os CRI e CRA (certificado de recebíveis imobiliários e do agronegócio) são títulos privados lastreados em fluxos de recebimento de crédito nessas áreas. Eles são títulos de maior risco e não contam com a cobertura do FGC. Por isso, podem ter maiores rentabilidades.

Debêntures

As debêntures são títulos emitidos por empresas. Trata-se de uma forma alternativa das companhias levantarem capital para custear seus trabalhos — sem precisar se endividar com bancos ou com o Governo.

Existem três principais tipos de debêntures, são elas:

  • simples: na qual o investimento não pode ser convertido em ações da companhia;
  • conversível: o capital investido e rendimentos poderão ser convertidos em ações da empresa;
  • permutável: o montante investido pode ser trocado por ações de outras empresas.

Fundos de investimento de renda fixa

Os fundos de investimento de renda fixa são uma modalidade coletiva que reúne investidores para investir em títulos. A escolha é feita por um gestor profissional, remunerado pela taxa de administração cobrada pelo fundo.

Esse tipo de investimento pode ser interessante para quem não possui tempo para pesquisar ou estudar as opções disponíveis no mercado. Contudo, é preciso ficar atento, pois as características de risco e liquidez podem ser bem diferentes do investimento direto em aplicações da renda fixa.

Agora que você já conhece os principais investimentos de renda fixa, pode avaliar as opções e decidir qual deles se aproxima mais de seus planos e sonhos futuros. Nesse processo, uma assessoria de investimentos pode ajudar tirando suas dúvidas!

Quer apoio na hora de entender os investimentos? Conte com a Lotus: entre em contato conosco!

Fale com a Lotus