Skip to main content

Se você pensa em começar a investir no mercado financeiro, é fundamental entender que há diversas alternativas de investimento na renda fixa e na renda variável. Como será necessário escolher o que faz sentido para o seu portfólio, é importante conhecer o melhor investimento para iniciantes.

Ao mesmo tempo, essa é uma decisão particular e que deve considerar suas características pessoais. Desse modo, saber mais sobre os investimentos o torna capaz de definir o que se encaixa em sua realidade e na realização dos seus sonhos.

Pensando nisso, nós, da Lotus Capital, preparamos este artigo. Continue a leitura para conhecer 5 alternativas de investimento para iniciantes e veja as características de cada uma delas!

Como iniciar no mundo dos investimentos?

Antes de dar os primeiros passos no mercado financeiro, é preciso estar preparado para usufruir dos benefícios que os aportes frequentes podem oferecer a você. Para isso, é fundamental montar uma reserva de emergência.

Ela corresponde a um montante que servirá para cobrir imprevistos financeiros que surjam em sua vida. O ideal é que o montante da reserva corresponda a, pelo menos, 6 meses de gastos médios do seu orçamento, mas pode ter outros valores.

Essa reserva é importante, primeiramente, para que você possa manter o hábito de investir mensalmente, sem comprometer sua estratégia.

Além disso, ela impede que você tenha que resgatar seus investimentos — e, possivelmente, perder dinheiro — para cobrir imprevistos. Assim, você terá mais tranquilidade no dia a dia e poderá manter sua estratégia de investimento, certo?

Porém, para evitar a perda do poder de compra, é importante investir a sua reserva. Nesse caso, vale recorrer a aplicações financeiras que sejam seguras e com alta liquidez, para ser possível resgatar quando desejar. Mais à frente, você conhecerá alternativas de investimento nesse sentido.

Como começar a investir do zero?

Com a reserva montada, é preciso alocar o restante dos recursos disponíveis. Para começar, você deve identificar qual é o seu perfil de investidor. Essa classificação depende da sua tolerância ao risco e se divide em três: conservador, moderado e arrojado.

Enquanto o conservador é um tipo de investidor que prioriza a segurança e evita os riscos, o moderado tolera um pouco mais de riscos para potencializar ganhos em longo prazo. Já o arrojado tem grande tolerância ao risco — se ajudar a rentabilizar a carreira.

Também é importante conhecer seus objetivos financeiros. Pense no que deseja alcançar e quais sonhos pretende realizar no curto, médio e longo prazo. Assim, é possível garantir que sua estratégia o auxilie nessa missão.

Qual o melhor investimento para iniciantes em 2021?

Com tudo preparado para começar a investir, é preciso avaliar as alternativas de investimento disponíveis no mercado. O melhor investimento para iniciantes costuma ser aquele mais simples de entender, avaliar e alocar.

Assim, para que você não tenha dúvidas na hora de escolher, vale conhecer 5 investimentos para iniciantes. Vamos lá?

1. Tesouro Selic

O investimento em títulos públicos do Tesouro Nacional, disponibilizados na plataforma do Tesouro Direto, estão entre as alternativas de investimento da renda fixa. Com o Tesouro Selic, você empresta dinheiro para o Governo Federal e, em troca, é remunerado pela taxa Selic.

Assim como outros títulos do Tesouro, tem liquidez diária, então pode ser resgatado a qualquer momento. A diferença é que você não terá perdas ao resgatar antecipadamente, o que o torna uma opção comum para quem deseja investir a reserva de emergência.

2. Tesouro IPCA

Outra possibilidade de título público é o Tesouro IPCA. Ele tem rentabilidade híbrida, o que significa que rende de acordo com uma taxa fixa mais o desempenho do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Como o IPCA é o índice oficial de inflação da economia brasileira, o Tesouro IPCA é um título que garante rendimento acima da inflação, desde que seja levado até o vencimento. Por isso, ele costuma ser indicado para o longo prazo e pode ser interessante para quem deseja acumular patrimônio.

3. LCI e LCA

Ainda na renda fixa, as letras de crédito imobiliário (LCI) e do agronegócio (LCA) são alternativas de investimento em títulos privados. Elas são emitidas por instituições financeiras e os recursos captados financiam iniciativas desses segmentos específicos.

O rendimento delas pode ser:

  • prefixado, com uma taxa fixa definida antecipadamente;
  • pós-fixado, acompanhando um indicador, como o certificado de depósito interbancário (CDI);
  • híbrido, com rendimento atrelado a uma taxa fixa mais um indicador, como o IPCA.

Boa parte desses títulos só pode ser resgatada no vencimento, então é preciso ter isso em mente antes de investir, combinado? Contudo, vale ter em mente que sempre é possível negociar o investimento no mercado secundário, se houver investidores interessados.

Como vantagem, eles oferecem isenção de Imposto de Renda, o que pode aumentar a rentabilidade líquida do investimento.

4. Fundos de investimento

Para quem começa agora no mercado financeiro, os fundos de investimentos também podem ser alternativas de investimento interessantes. Eles funcionam como condomínios financeiros, em que cada investidor adquire cotas de participação nos resultados.

Os recursos são movimentados por um gestor profissional, que toma as decisões de alocação com base na estratégia definida e aprovada para o fundo.

Eles podem ser de renda fixa, como os fundos referenciados DI, que investem prioritariamente em títulos públicos. Também podem ser de renda variável, como fundos de ações, fundos imobiliários (FIIs), fundos de índice (ETFs) e outros.

Entre as vantagens está a praticidade, já que as decisões são tomadas por um profissional e a diversificação. Com o valor usado para adquirir cotas é possível se expor aos resultados de vários ativos que, individualmente, custariam mais. Por isso, podem ser adequados para iniciantes.

Todavia, tenha atenção, pois eles apresentam estratégias e níveis de riscos variados. Portanto, estude o tipo de fundo para ter certeza de que ele é adequado ao seu perfil e objetivos financeiros.

5. Ações

O investimento em ações envolve mais riscos e são feitos por meio da bolsa de valores. Porém, para investidores iniciantes com perfil arrojado, pode ser uma boa forma de começar na renda variável.

Como as ações são a menor parte do capital social de uma empresa, adquirir os papéis permite que você se torne acionista e participe dos resultados da companhia.

O rendimento ocorre, principalmente, pela valorização das ações e pela distribuição de proventos —como os dividendos, que são parte do lucro líquido do negócio.

Esse investimento é, essencialmente, de longo prazo, pois o período estendido ajuda a diluir os riscos. Portanto, é preciso considerar esse fator antes de alocar seu dinheiro, além de aprender como fazer uma análise dos ativos para compor o seu portfólio.

Qual é o melhor investimento para quem tem pouco dinheiro?

A escolha do melhor investimento para iniciantes depende do seu perfil, dos seus objetivos e dos sonhos que espera conquistar. Além disso, é fundamental pensar no quanto você deseja e pode investir.

Para quem tem pouco dinheiro, o indicado é buscar alternativas de investimento que exijam um aporte inicial menor. Todas as opções apresentadas neste artigo têm escolhas acessíveis para quem não tem grandes quantias. Então vale a pena pesquisar para encontrar aquela que mais se adequa à sua carteira.

Agora que você já sabe como escolher o melhor investimento para iniciantes, vale a pena considerar essas 5 alternativas de investimento. Assim, poderá dar os primeiros passos no mercado e montar o seu portfólio de forma estratégica!

Quer ter mais informações para investir melhor? Então conte com o suporte de uma assessoria de investimentos qualificada. Fale com a Lotus Capital e saiba como podemos ajudar!

Vamos conversar sobre seus investimentos?

    Fale com a Lotus