Skip to main content

Ao observar o seu cotidiano, você notará que existem diversos hábitos consolidados dia após dia — desde a sua rotina até os seus interesses e preferências. Ainda que isso não aconteça de modo consciente, os padrões de comportamento interferem na sua tomada de decisão.

Do mesmo modo, os hábitos comportamentais têm impacto nas suas escolhas no mercado financeiro. Por isso, é importante saber como ocorrem os efeitos e como lidar com essa influência a favor dos resultados da sua carteira.

Quer descobrir como os hábitos comportamentais se relacionam à tomada de decisão de investimentos? Continue a leitura e entenda essa dinâmica!

O que são hábitos comportamentais?

Os hábitos comportamentais são formas como as pessoas agem e que se consolidam ao longo do tempo. Ou seja, a maneira como você responde a uma situação ou como interpreta uma informação pode se repetir e se transformar em um hábito.

Esses comportamentos costumam ser construídos com base nas experiências individuais e também em questões como o ambiente no qual se está inserido. Para entender melhor, que tal conferir um exemplo? Nesse sentido, vale a pena considerar a relação com as finanças.

Existem pessoas com uma relação negativa com o dinheiro. Elas tendem a gastar mais do que ganham, fazendo dívidas e comprometendo a estabilidade e o patrimônio. Muitas vezes, gastar por impulso se torna um hábito, sem que exista uma reflexão sobre a maneira de agir.

Por outro lado, existem pessoas que conseguem se planejar e poupar todos os meses. Essa característica pode estar relacionada a um hábito voltado para o planejamento e a busca por mais segurança nas escolhas, por exemplo. Interessante, não é mesmo?

Qual a relação entre a tomada de decisão e os hábitos comportamentais?

Agora que você entendeu o que são hábitos comportamentais, é possível notar que eles fazem parte do cotidiano de diversas formas. Porém, um dos principais impactos do seu comportamento está relacionado à tomada de decisão.

Na prática, é muito comum que os hábitos sirvam de direcionamento para as suas escolhas em situações variadas. Isso acontece porque a repetição da maneira de agir ajuda a criar uma espécie de atalho mental.

Depois, o seu cérebro acessa esses caminhos para fazer escolhas com menos esforços e com mais rapidez. Portanto, os seus hábitos comportamentais tendem a fazer com que você tome decisões distintas de pessoas que têm outros hábitos em seu dia a dia.

De volta ao exemplo das finanças, uma pessoa com hábitos comportamentais relacionados à impulsividade e à falta de planejamento, provavelmente, aproveitará uma promoção — mesmo sem precisar daquela compra.

Já no caso de quem tem hábitos comportamentais que envolvem planejamento, preparo e escolhas conscientes, o mais provável é que haja uma análise maior antes de gastar. Percebe como o hábito pode aumentar o controle sobre o orçamento?

Como os hábitos comportamentais afetam a atuação no mercado financeiro?

Considerando que seus hábitos comportamentais definem a maneira como você age, eles também influenciam a sua tomada de decisão a respeito dos investimentos. Portanto, nem sempre optar por fazer determinado aporte será uma escolha racional.

Na verdade, muitas decisões estão atreladas ao modo como você está acostumado a agir em outras esferas da vida. Por isso, é preciso ter atenção aos seus hábitos e identificar como eles podem afetar sua atuação no mercado financeiro.

Para ficar mais claro, conheça a seguir alguns hábitos comportamentais que podem impactar a maneira como você investe!

Gerenciamento de riscos

Ao fazer qualquer tipo de investimento, você assume um risco, que pode ser maior ou menor, certo? Entretanto, seu comportamento pode interferir na composição da carteira, considerando a segurança.

Quem tem hábitos mais impulsivos pode acabar escolhendo operações mais voláteis e ativos mais arriscados, por exemplo — buscando um maior retorno. Porém, nem sempre isso é condizente com o perfil de investidor — que indica a sua tolerância ao risco.

Então basear as decisões sobre aplicações financeiras ou investimentos de renda variável apenas em seu comportamento pode afetar a formação da sua carteira. Logo, é preciso ter atenção para entender qual é o seu perfil enquanto investidor, de modo a garantir o alinhamento da escolha.

Aportes frequentes

Na hora de compor um portfólio de investimentos, um dos hábitos mais importantes consiste em realizar aportes frequentes. A ideia é investir com recorrência, pois essa é a forma mais rápida de evoluir o seu patrimônio.

Para tanto, é necessário ter um bom planejamento financeiro, certo? Afinal, é essa organização que torna possível poupar dinheiro. Porém, a maneira de colocar essa estratégia em prática dependerá da forma como você lida com as finanças.

Se você tiver hábitos voltados ao imediatismo, por exemplo, será mais difícil entender os benefícios de poupar com foco no longo prazo. Nesse caso, é preciso enxergar o mercado financeiro como um ambiente que pode ajudá-lo a realizar sonhos — e entender que os aportes frequentes são ferramentas que auxiliam nessas conquistas.

Efeito manada

A sua tomada de decisão também pode ser influenciada por hábitos comportamentais relacionados ao efeito manada, sabia? Esse é um fenômeno que se caracteriza por um comportamento coletivo e é bastante comum no mercado financeiro.

O efeito manada acontece quando uma pessoa faz suas escolhas com base nas ações de outros indivíduos, mesmo sem motivos específicos para isso. Logo, essa é uma decisão com foco emocional, em vez de racional.

É o que ocorre quando a bolsa de valores sofre uma queda generalizada porque muitos investidores decidem vender os ativos por não suportarem prejuízos pontuais. Diante disso, outras pessoas replicam o comportamento e a queda é aprofundada.

Se você tiver o hábito de se basear nas decisões alheias ou de reagir instantaneamente, corre mais risco de agir com base no efeito manada. Por outro lado, ao reconhecer o comportamento, é possível agir para evitar esse tipo de reação ao investir.

Por fim, os hábitos comportamentais podem afetar outros aspectos da tomada de decisão, como:

  • o momento de entrar ou sair de um investimento;
  • a necessidade de rebalancear a carteira;
  • a importância de fazer uma análise completa para realizar uma escolha estratégica.

Como você descobriu, seus hábitos comportamentais influenciam diretamente na sua tomada de decisão — inclusive no mercado financeiro. Por isso, é preciso ter atenção à maneira como você age e ampliar seus conhecimento sobre investimentos. Assim, você pode fazer escolhas mais alinhadas à sua estratégia e aos seus objetivos pessoais.

Precisa de ajuda para saber mais sobre o mercado de investimentos o e as oportunidades que ele oferece? Entre em contato conosco da Lotus Capital e aproveite nossa assessoria!

Fale com a Lotus