Skip to main content

Saber investir não se limita a escolher produtos, ativos e derivativos de forma individual. É preciso entender como eles se relacionam e como mitigar riscos sem deixar de considerar a rentabilidade da carteira. Para tanto, uma prática fundamental é diversificar os investimentos.

A estratégia de investimento é recomendada não apenas para os investidores iniciantes, mas também para aqueles com mais experiência no mercado. Ela permite equilibrar o tripé dos investimentos (risco, rentabilidade e liquidez) e ter resultados muito mais adequados às suas necessidades.

Pensando nisso, preparamos este artigo com as 6 vantagens de diversificar os investimentos na sua carteira. Confira este post e entenda!

Vantagens de diversificar os investimentos

1.Diluição dos riscos

Ao diversificar os investimentos você terá um melhor manejo de riscos em sua carteira. Isso porque quem investe distribuindo o capital em diferentes alternativas de maneira estratégica consegue equilibrar e diluir os riscos.

A principal explicação para isso é que os seus resultados deixam de estar atrelados a uma única condição. Um investidor que investe apenas em um tipo de ativo de renda variável, por exemplo, fica muito exposto às oscilações do mercado.

Assim, ele pode incluir aplicações de renda fixa na carteira para ter parte do capital mais protegido, por exemplo. Isso permite evitar grandes perdas e, até mesmo, melhorar a rentabilidade geral do portfólio de investimentos.

Além disso, a estratégia de investimento ajuda a respeitar o perfil de risco do investidor, buscando otimizar os resultados. Por exemplo, mesmo que você tenha um perfil arrojado, com maior apetite ao risco, é possível ter mais segurança ao distribuir o capital de forma equilibrada na carteira.

2.Possibilidade de melhores retornos

Como você viu, a diversificação também se relaciona com a rentabilidade. Conforme as condições do mercado, a prática pode permitir retornos maiores em seus aportes. Para entender o motivo, pense nas pessoas que deixam todo o seu dinheiro na poupança.

Enquanto a rentabilidade da caderneta é uma das menores do mercado, existem diversas alternativas tão seguras quanto e que podem trazer um retorno maior. Ou seja, concentrar os seus investimentos em apenas um produto pode ser prejudicial.

Embora algumas pessoas façam isso por medo de perder dinheiro, saiba que a poupança também pode oferecer rendimentos inferiores à inflação em certos períodos. Como resultado, o investidor, de fato, perde dinheiro pela redução do poder de compra.

Porém, uma estratégia de investimento diversificada, mesmo que conte apenas com opções seguras, pode potencializar os ganhos, mesmo em momentos de oscilação. Portanto, conhecer as alternativas disponíveis no mercado financeiro e distribuir seu capital é uma forma de maximizar seus ganhos.

Assim, você pode aproveitar os benefícios de cada opção e ter diferentes rentabilidades. Isso também pode trazer uma aceleração na construção do patrimônio para alcançar seus objetivos mais rapidamente.

3.Alinhamento com o perfil de investidor

Já adiantamos que considerar o perfil de investidor é fundamental quando o assunto é diversificar os investimentos. Logo, antes de investir, é fundamental conhecer a sua tolerância ao risco, que pode classificá-lo como conservador, moderado ou arrojado.

Quanto maior for o seu apetite ao risco, mais próximo do perfil arrojado você estará. Essa característica ajuda, então, a entender como deve ser feita a distribuição do seu patrimônio. Ainda, será possível definir a proporção ideal para manter os riscos sob controle.

Esse é um cuidado essencial para evitar que sua carteira envolva riscos superiores aos que você pode suportar. Ademais, cabe ressaltar que o perfil de investidor é dinâmico. Ou seja, você pode começar com tipos de investimentos de menores riscos, por ter um perfil mais conservador.

Contudo, após aprender mais sobre o mercado financeiro, a sua tolerância ao risco pode se tornar maior devido ao conhecimento e experiência. Nesse caso, será possível aumentar as alternativas da sua carteira.

Saber como diversificar os investimentos da sua carteira também é um fator relevante para que seu perfil de investidor não fique estagnado. Ao conhecer oportunidades diferentes, você amplia seu conhecimento e experiência, podendo rebalancear a carteira de acordo com as suas necessidades.

4.Adequação aos objetivos

Quais são os seus objetivos financeiros de curto, médio e longo prazo? Definir metas e prazos é essencial, pois uma carteira verdadeiramente diversificada conta com tipos de investimentos adequados a todos os períodos.

Imagine que o seu objetivo seja construir uma reserva de emergência. Como você pode precisar do montante a qualquer momento, é importante escolher tipos de investimentos seguros e com liquidez diária. Do contrário, você pode perder dinheiro caso precise resgatar a quantia antes do prazo.

Já quem investe com foco na aposentadoria costuma focar em uma estratégia de investimento oposta. Se o dinheiro ficar em um investimento com prazo menor, pode perder rentabilidade. Ainda, a disponibilidade de valores pode fazer com que eles sejam usados para outros objetivos, o que atrapalharia seus planos para o longo prazo.

Portanto, o ideal é organizar o seu dinheiro em diferentes tipos de investimentos, que devem ser adequados a todos os períodos. Considere as características de cada opção e as metas que você possui, de forma que o seu portfólio seja, realmente, diversificado.

5.Aplicação da descorrelação

Uma carteira de investimentos diversificada aproveita a descorrelação entre os tipos de investimentos para fazer a gestão de riscos. Afinal, diversificar os investimentos não significa apenas escolher alternativas diferentes — é necessário observar a correlação entre elas.

Ou seja, o investidor deve considerar tipos de investimentos com desempenhos distintos. Se a correlação é positiva, significa que eles têm o mesmo comportamento no mercado, passando por valorização ou desvalorização juntos.

Se a correlação é negativa, dizemos que eles são descorrelacionados e seguem direções opostas. Dessa forma, uma carteira diversificada deve ter alternativas descorrelacionadas. Possíveis perdas em um ativo serão, então, compensadas pelos outros.

6.Possibilidade de aproveitar oportunidades

O mercado financeiro passa por diferentes ciclos ao longo dos anos. Eles são períodos nos quais determinados produtos financeiros ou modalidades de investimento se destacam em relação aos demais.

Nesses ciclos, surgem diversas oportunidades para que o investidor faça bons aportes e incremente a rentabilidade da carteira. Porém, isso requer atenção e disponibilidade para buscar boas alternativas ao longo do tempo. A partir delas, você poderá alterar seu portfólio

Também é importante ter em mente que as crises acontecem em qualquer mercado. Sendo assim, cabe ao investidor aproveitar as oportunidades, focando em diversificar os investimentos da sua carteira de acordo com o que os ciclos oferecem de melhor. Tudo isso de maneira alinhada ao seu perfil e objetivos.

Agora você já sabe por que é importante diversificar os investimentos na sua carteira. Para implementar a estratégia de investimento, avalie as características do mercado e as suas necessidades. Isso é fundamental para ter mais segurança e, até mesmo, para potencializar os resultados.

Quer diversificar os investimentos na sua carteira, mas ainda não sabe como começar? Descubra por que vale a pena contar com uma assessoria de investimentos!

Vamos conversar sobre sua carteira de investimentos?

    Fale com a Lotus