Skip to main content

Você sabe o que é o wealth management? Esse termo significa administração de patrimônio e é benéfico para diversas pessoas. Contar com o serviço pode auxiliar o investidor em seu planejamento para ter bons resultados e manter a saúde financeira.

Afinal, cuidar dos bens, valores e do patrimônio é muito importante para ter mais segurança e tranquilidade nos negócios. Dessa forma, vale a pena conhecer a administração de patrimônio, saber para quem ela é indicada e como funciona.

Por isso, neste conteúdo você aprenderá o que é a wealth management, suas indicações e vantagens. Confira a seguir!

O que é o wealth management?

O wealth management é um serviço prestado por profissionais autônomos ou empresas com a finalidade de administrar um patrimônio. Assim, ele envolve a consultoria financeira, gestão e planejamento financeiro.

É fundamental entender que essa não é uma prática isolada. O serviço envolve diversas áreas e profissionais para que os objetivos do investidor sejam alcançados. Por exemplos, questões relacionadas à tributação, planejamento, organização, alocação de recursos, entre outras.

Porém, o serviço tem como principal foco a proteção e o acúmulo de patrimônio, podendo ser mais arrojado ou conservador. Essa forma de atuação varia de acordo com as necessidades e o perfil do cliente, além de seus objetivos financeiros.

Como ele funciona?

Para entender como o wealth management funciona, é preciso saber mais sobre as áreas nas quais o serviço atua. Como você viu, são diversas frentes que podem receber a atenção dos profissionais quando se fala sobre esse assunto.

Assim, questões como educação financeira, planejamento sucessório, proteção de patrimônio e contabilidade são pontos essenciais. É a partir disso que os bens e valores do cliente serão administrados, conforme suas necessidades.

Também é importante mencionar que cada investidor possui objetivos diferentes. Logo, alguns podem focar apenas em proteção patrimonial, enquanto outros pretendem dar mais atenção aos investimentos e rentabilidade.

Dessa maneira, um bom wealth management considerará questões pessoais que sejam relevantes na definição de estratégias. Entre elas estão o perfil de investidor e as metas financeiras. Somente assim o profissional poderá criar um planejamento que respeite e alcance esses pontos.

Nesse sentido, quem fornece os serviços de wealth management precisa ter um conhecimento aprofundado sobre mercado financeiro e investimentos.

Wealth management na prática

Ao contratar uma consultoria financeira para wealth management, a equipe definirá qual é o perfil do cliente e os seus objetivos. Essas metas serão divididas para curto, médio e longo prazo para montar uma estratégia.

Depois de definir esses objetivos, o responsável traçará planos para alocação de recursos e proteção do capital. Isso inclui, inclusive, considerações como os impostos pagos, taxas operacionais e outros custos.

Como cada pessoa tem objetivos diferentes, o wealth management será personalizado. Desse modo, o serviço precisa verificar o tamanho do patrimônio e o que pode ser feito para alcançar essas metas.

Para alinhar essas decisões e expectativas, é comum fazer reuniões com o cliente de forma regular. Nelas também poderão ser apresentados demonstrativos de resultados e a lógica por trás de cada decisão de investimento.

Vale lembrar que as assessorias para gestão de patrimônio, geralmente, estão ligadas a um banco de investimentos. Assim, elas agilizam o procedimento e tornam os investimentos mais práticos.

O cliente poderá utilizar a plataforma da instituição vinculada e acompanhar todas as informações necessárias. Dessa maneira, é possível verificar a evolução do patrimônio e visualizar o capital que está alocado.

Por que vale a pena contar com o wealth management?

Quem quer fazer a gestão do próprio patrimônio de maneira eficiente precisa entender de diversas áreas. Primeiro, é fundamental conhecer os investimentos e saber como eles funcionam, além de se atualizar frequentemente.

Todos os dias surgem novidades no mercado financeiro que podem ser oportunidades para fazer aportes. Então, também é essencial que o investidor se mantenha atualizado.

No entanto, todo esse estudo e conhecimento demanda tempo, pois investir deve ser sempre uma atitude feita com embasamento. Afinal, é preciso considerar seu perfil, objetivos, quais riscos está disposto a correr, qual a rentabilidade esperada etc.

Pensando nisso, a primeira vantagem de contar com um wealth management é a praticidade. Muitas pessoas não têm o tempo necessário para se inteirar do mercado e acompanhar as alternativas mais adequadas.

Além disso, ao administrar um patrimônio, é preciso ter estratégia. Qual é a alternativa mais adequada para proteger seus bens? É viável manter o dinheiro na poupança ou existem opções seguras e com melhor rentabilidade? Como incide o Imposto de Renda em determinadas aplicações?

Todos esses pontos podem demandar tempo do investidor — o que torna vantajoso contar com o wealth management. Com ele, o cliente tem mais tranquilidade e pode contar com ajuda na perpetuação do patrimônio.

Nesse cenário, o planejamento sucessório também tem um papel importante. Manter a família segura e com reservas financeiras é fundamental para a qualidade de vida e liberdade financeira. E os profissionais de administração de patrimônio também ajudam nisso.

Para quem o wealth management pode ser adequado?

Como você pode ver, o wealth management é um serviço adequado para pessoas com um grande patrimônio. Trata-se de investidores que podem enfrentar dificuldade para gerenciar o alto capital e os bens na sua posse.

Por isso, as empresas e assessorias que oferecem essa administração costumam estabelecer um valor mínimo de bens para o contrato. O patrimônio não precisa ser somente de uma pessoa. É muito comum contratar o wealth management para famílias, empresas ou holdings.

As empresas de wealth management têm liberdade em relação aos seus clientes. Logo, o valor mínimo varia entre elas. O ideal é consultar quais são os diferenciais de cada uma e as faixas de patrimônio para cada serviço relacionado.

Na Lotus Capital, todos os clientes são analisados individualmente e a decisão sobre os modelos possíveis de assessoria depende, principalmente, do que o cliente tem como objetivos e metas de vida. Em todos os casos, o cliente terá acesso a profissionais altamente experientes e qualificados em relação a investimentos – fornecendo o suporte necessário para a tomada de decisão dos investidores.

Conseguiu entender o que é e como funciona o wealth management? Lembre-se de que, ao contar com esse serviço, é fundamental o auxílio de empresas confiáveis e com experiência no mercado. Por isso, converse com os profissionais responsáveis para tomar melhores decisões!

Se você ficou interessado em contar com um serviço exclusivo e private na hora de investir, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo!

Fale com a Lotus